Dial da Baixada Santista está cada vez mais eclético. São quatro emissoras jovens, três adultas, apenas três populares e duas emissoras all news.
As emisoras populares da Baixada Santista ainda são as preferidas dos ouvintes na Baixada Santista em termos de audiência. Mas, de uns tempos pra cá sofreram uma queda expressiva e hoje as rádios direcionadas para o público jovem dominam o dial no Litoral Paulista.
Com a chegada da recente Mix FM (90,1) em Mongaguá, somam agora quatro emissoras no segmento pop/rock: Hits FM (103,7), Jovem Pan (95,1) e 98 FM, essa mantendo a marca da Rádio Rock, ex-afiliada da extinta 89 A Rádio Rock de São Paulo.
As populares, por sua vez, foram perdendo emissoras e, hoje, se concentram nas primeiras em audiência segundo o Ibope: Cultura FM (106,7), Tribuna FM (105,5) e Guarujá FM (104,5). As três concorrentes mantém programação homogênea e diferenciam-se nas equipes e promoções.
Já as rádios voltadas para o público adulto ganham força e tem um filão garantido entre os ouvintes. São a Santa Cecília FM (107,7), com plástica que ainda deixa a desejar, a Antena 1 (102,1) e Litoral FM (91,9).
O dial é completado pelas duas emissoras All News de São Paulo: Bandeirantes (90,9) e Jovem Pan (99,7). Além disso, há também duas emissoras voltadas para o público religioso: a Rede Aleluia (94,3) e a católica Boa Nova (96,3), essa comunitária.
Vale dizer que em algumas cidades da Baixada Santista as rádios de São Paulo chegam com muita força e áudio limpo, como a Gazeta FM (88,1).
Por Renato Nascimento - 30/08/2006
[email protected][email protected]