Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 01 de Setembro de 2006 @ 00:00

Curiosidades: Conhecendo um pouco da história do dial FM de Caxias do Sul

Caxias do Sul - O Tudo Rádio.com lança mais uma nota contando algumas curiosidades. Hoje você fica sabendo um pouco mais sobre o dial da maior cidade da Serra Gaúcha. Em breve você acompanhará outras curiosidades do mundo do rádio nacional
Publicidade
Caxias do Sul atualmente conta com diversas emissoras em diversos seguimentos em FM sendo que a que mais se plorifera é o estilo popular, atualmente o quadro de emissoras no ar é este:

91.7 – Rádio Com Cidade Universitária FMhttp://www.ucs.br/ucs/cetel/cetel Esta é uma rádio comunitária pertencente a associação Pró-Campus, (UCS Universidade de Caxias do Sul) entrou no ar em Maio de 2001, é destinada aos estudantes de jornalismo da nossa Universidade local, fica localizada junto ao bloco T no campus universitário, e serve como aula pratica no curso, tem uma programação que varia o horário tendo informações e musica adulta e jovem em alguns momentos. (Rádio experimental)

93.5 – Rede BAND FMhttp://www.bandcaxias.com.br Está é uma rádio comercial que pertencia a REDE PAMPA mas foi adquirida pelo grupo Triches que na época era muito forte na cidade. Iniciou as atividades em novembro de 1987 como uma rádio inovadora para a serra gaúcha com uma programação jovem (pop/dance) com o nome de STUDIO 93 FM, deu-se o fim em 2000, quando a Ulbra arrendou o canal. Com o fim da Studio, entrou no ar uma outra rádio Jovem, a POP/ROCK afiliada da geradora em Canoas, depois de dois anos de permanência na serra e com ótima audiência, o contrato não foi renovado. (atualmente na serra a POP/ROCK pode ser escutada através da 95.3 em Gramado) Em 2002 surgiu uma nova rádio 100% local com uma programação popular, para bater de frente com a Maisnova Fm, a rádio passou a ser conhecida como Rádio Caxias 93 FM, esta rádio permaneceu no ar até Julho de 2006 quando passou a integrar a Rede BAND FM.

98.5 – Rede Mainova FMhttp://www.maisnova.fm.br Emissora comercial pertencente ao grupo freis capuchinhos, entrou no ar em 1977 pela freqüência de 98.7 e depois foi redirecionada a 98.5 onde permanece até hoje, a emissora no inicio das atividades chamava-se SÃO FRANCISCO FM com uma programação adulta contemporânea (estilo a antena 1, porem musicas nacionais e internacionais intercaladas) e aos domingos entre 9:00 as 13:00 sempre era dedicado o espaço a musica gaúcha regional (programa foi remodelado, e ainda permanece no ar na Rede Maisnova porem entre 10:00 as 13:00 também aos domingos), a São Francisco FM depois de passar pela fase de informatização, aquisição de equipamentos para geração no satélite e de uma longa pesquisa de audiência, resolveram terminar as transmissões da emissora. Em Março de 1999 entrou no ar, para a surpresa de muitos, uma rádio totalmente oposta e inovadora para a época, tratava do surgimento da Rede Maisnova FM, fizeram com isso a integração com as demais emissoras do grupo, todas as repetidoras que estão no ar atualmente no Rio Grande do Sul são emissoras pertencente ao grupo capuchinhos, emissoras católicas que apostaram no seguimento popular, fazendo uma “salada de frutas” de gêneros e estilos musicais, tocando desde o Rock, Dance, sertanejo, pagode, samba ao gaúcho, axé, funk entre outros da moda.

102.7 – Rede Itapema FMhttp://www.itapemafm.com.br Emissora comercial pertencente a RBS. Inicialmente nos anos 90 pertenceu ao grupo Triches, era uma concorrente direta a rádio São Francisco FM, começou as atividades com o nome de PEOPLE FM com musicas adulta contemporânea, com a explosão do Sertanejo a rádio encerrou as atividades e foi criada uma rádio totalmente voltada a esse publico com simples nome de 102fm a base de programação foi Sertaneja e gaúcha, a rádio permaneceu no ar durante 2 anos aproximadamente, depois disso a rádio entrou em Rede com a emissora Paulista ANTENA 1 voltando assim a programação adulta contemporânea onde era 100% satélite. Depois de alguns bons anos no ar, a REDE ALELUIA arrendou a emissora e assim entrou a programação deles no lugar, dando assim o fim da rede antena 1 na cidade, a rede aleluia permaneceu no ar alguns anos até que o contrato não mais foi renovado, depois então a rádio ficou praticamente 1 ano sem saber que rumo tomar, entrou uma programação totalmente musical adulta sem locução, vinheta, nada, apenas musicas, até que um dia a emissora que até então pertencia ainda ao grupo Triches foi vendida a Rede Brasil Sul (RBS) e a emissora saiu da rua Garibaldi, e encontra se instalada junto a RBSTV Caxias (onde também tem a rede atlântida) e assim fazendo parte integrante da repetidora da REDE ITAPEMA FM para a região da Serra.

105.7 – Rede Atlântida Caxias http://www.atlantida.com.br emissora comercial pertencente a RBS iniciou as atividades em 1992, era uma concorrente direta da Rádio Studio 93 e teve ai um inicio de uma divertida e acirrada competição de audiência pois ambas na época tinha a mesma linha de programação jovem, a atlântida permanece no ar até hoje, porem já teve diversas mudanças de programação no passar dos anos, iniciou-se com o estilo pop/dance, passando por uma fase axé, depois passou por uma fase Rock, depois por uma programação mais pop/rock, agora na sua nova fase que iniciou recentemente, esta com uma programação mais pop.

106.5 – Rádio Universidade FM http://www.ucs.br/ucs/cetel/radio Rádio educativa pertencente a Universidade de Caxias do Sul, iniciou as atividades em Março de 2004, a programação é um estilo adulto contemporâneo com alguns jornais informativos e horários seguimentados. Emissora 100% local com uma locução mais sóbria e calma, destinada ao publico de classe mais elevada.

107.9 – Rádio Mãe de Deus FM http://www.comunidadeoasis.org.br/ emissora educativa pertencente do grupo OASIS é uma emissora católica sem propaganda comercial, quem a mantem são os ouvintes que participam da obra de evangelização, a programação é um estilo de musical góspel com missa ao vivo, reza de terço entre outras celebrações. Iniciaram as atividades em Fevereiro de 2001.

Foram listadas apenas as emissoras que operam a partir de Caxias do Sul. Para conferir a lista completa das rádios que atingem a cidade, clique aqui.


Por GuigoRS - 01/09/2006
[email protected]

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.