Emissoras do Rio de Janeiro pretendem crescer e expandir suas redes para outras praças brasileiras. O primeiro passo em 2006 foi dado pela Globo FM com a aquisição de duas retransmissoras no Paraná (Maringá e Curitiba). No último dia 9, estreou no dial da região dos Lagos a Rede Venenosa, rádio jovem que expandirá sua rede para outras cidades no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Agora é a vez da Paradiso anunciar sua chegada a capital mineira e a intenção de conquistar duas capitais sulistas (Curitiba e Florianópolis). A expansão das redes cariocas é tardia devido o crescimento das rádios paulistas e esse fato gera discussões referentes a rivalidade entre os dois Estados do Sudeste.
O Rio de Janeiro conta com uma rede consolidada como carioca: a Rede Melodia, rádio que opera no segmento evangélico, está presente em várias praças brasileiras há anos e já esteve presente na Grande São Paulo através da CBS. As redes da Rádio Globo e Rede Aleluia dividem suas operações entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A CBN, apesar de pertencer ao Sistema Globo de Rádio (grupo com sede no Rio), mantém sua matriz na capital paulista. Já redes paulistas como Jovem Pan 2, Bandnews, Transamérica, Gospel Sat e Antena 1 (essa última mantém uma programação diferente para o Rio) estão presentes e consolidadas em terras cariocas. Já a Novo Tempo mudou sua sede de Nova Friburgo para Jacareí (ao lado de São José dos Campos, em São Paulo).
As rádios cariocas começam a reagir em 2006. A Globo FM passa a operar em rede através de duas emissoras no Paraná, a Venenosa prepara seu crescimento através de rádios pertencentes ao grupo que a controla e a Paradiso espera alcançar 33 retransmissoras em um período de dois anos. No momento ainda não é possível afirmar se alguma dessas novas redes atingirá um dia a capital paulista ou o interior de São Paulo.
No semestre passado também foi possível observar o caminho inverso em relação ao planejamento de expansão das rádios cariocas. Redes paulistas que nunca tiveram a chance de operar no Estado do Rio de Janeiro conquistam afiliadas em cidades fluminenses. Petrópolis passou a receber o sinal da Mix em 106.3 e a Band FM chegou a Campos dos Goytacazes pelos 96.1 FM.