Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 12 de Setembro de 2006 @ 14:00

Redes: São Paulo X Rio de Janeiro

São Paulo - Emissoras do Rio de Janeiro planejam expansão. Paulistas consolidam suas redes em várias praças brasileiras. Confira o polêmico panorama entre os dois Estados.
Publicidade
Emissoras do Rio de Janeiro pretendem crescer e expandir suas redes para outras praças brasileiras. O primeiro passo em 2006 foi dado pela Globo FM com a aquisição de duas retransmissoras no Paraná (Maringá e Curitiba). No último dia 9, estreou no dial da região dos Lagos a Rede Venenosa, rádio jovem que expandirá sua rede para outras cidades no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Agora é a vez da Paradiso anunciar sua chegada a capital mineira e a intenção de conquistar duas capitais sulistas (Curitiba e Florianópolis). A expansão das redes cariocas é tardia devido o crescimento das rádios paulistas e esse fato gera discussões referentes a rivalidade entre os dois Estados do Sudeste.

O Rio de Janeiro conta com uma rede consolidada como carioca: a Rede Melodia, rádio que opera no segmento evangélico, está presente em várias praças brasileiras há anos e já esteve presente na Grande São Paulo através da CBS. As redes da Rádio Globo e Rede Aleluia dividem suas operações entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A CBN, apesar de pertencer ao Sistema Globo de Rádio (grupo com sede no Rio), mantém sua matriz na capital paulista. Já redes paulistas como Jovem Pan 2, Bandnews, Transamérica, Gospel Sat e Antena 1 (essa última mantém uma programação diferente para o Rio) estão presentes  e consolidadas em terras cariocas. Já a Novo Tempo mudou sua sede de Nova Friburgo para Jacareí (ao lado de São José dos Campos, em São Paulo).

As rádios cariocas começam a reagir em 2006. A Globo FM passa a operar em rede através de duas emissoras no Paraná, a Venenosa prepara seu crescimento através de rádios pertencentes ao grupo que a controla e a Paradiso espera alcançar 33 retransmissoras em um período de dois anos. No momento ainda não é possível afirmar se alguma dessas novas redes atingirá um dia a capital paulista ou o interior de São Paulo.

No semestre passado também foi possível observar o caminho inverso em relação ao planejamento de expansão das rádios cariocas. Redes paulistas que nunca tiveram a chance de operar no Estado do Rio de Janeiro conquistam afiliadas em cidades fluminenses. Petrópolis passou a receber o sinal da Mix em 106.3 e a Band FM chegou a Campos dos Goytacazes pelos 96.1 FM.

Opine! – Você acredita em um futuro equilíbrio entre as redes paulistas e cariocas? Opine em nosso fórum!

Confira os dials de São Paulo e do Rio de Janeiro


Por Daniel Starck - 12/09/2006
[email protected]
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.