Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018 @ 09:30

Levantamento da ABERT aponta que migração para FM aumentou receita de rádios

Brasília – Pesquisa ainda mostrou que 95% dos radiodifusores aprovaram a migração AM-FM

Publicidade

No início de setembro o tudoradio.com publicou o resultado de uma pesquisa encomendada pela ABERT para saber o grau de satisfação dos radiodifusores que fizeram a migração AM-FM e revelou que 95% dos migrantes consideraram positiva a mudança de dial. Além disso, outro dado importante da pesquisa mostra que a receita dessas migrantes também cresceu.

adstexto

A ABERT apontou que a atual Jovem Pan News FM 92.3 de Imbé, no litoral gaúcho é um exemplo de aumento de faturamento de uma migrante. Originada da Rádio Litoral AM 1460, a Jovem Pan News passou a atuar no dial FM em outubro de 2016 e foi considerada um grande acerto pela direção da rádio. 

Segundo as informações da própria ABERT, a Jovem Pan News FM foi a primeira migrante do estado. “Tivemos melhorias em diversos aspectos, mas principalmente quanto à audiência, que aumentou 50%. Como consequência do aumento de audiência, vimos também o faturamento mensal subir”, afirma o diretor da emissora, Paulo César Notari. 

Somente no último mês, segundo informações da emissora, o faturamento foi 45% maior do que quando a emissora ainda era AM. “Mantivemos alguns anunciantes, mas adquirimos novos também, com muita divulgação pela cidade. Em AM tínhamos uns 40 anunciantes, hoje estamos com 52”, conta.

Segundo Notari, a programação, que já funcionava bem em AM, se manteve em FM. “O formato era o mesmo, ou seja, uma emissora voltada ao jornalismo, com 24 horas de informação. Ficamos com o sinal simultâneo por seis meses, em AM e FM, para avisar aos ouvintes que foram fiéis e passaram a sintonizar em FM. Os antigos e os novos elogiam muito a qualidade de transmissão”.

 A Jovem Pan Litoral FM está dentro do universo de emissoras que viram a audiência aumentar após a migração AM/FM e que também tiveram aumento no faturamento. Em pesquisa encomendada pela ABERT, 95% das emissoras avaliaram como positiva a mudança de faixa. Dos 81% que se disseram satisfeitos/muito satisfeitos com a nova faixa, 64% tiveram crescimento na audiência.

 Mais da metade dos entrevistados (57%) disse que a receita da rádio aumentou em média 51%. Após a migração, a maioria das rádios manteve o número de empregados. Atualmente, predomina um quadro de até 10 funcionários por emissora.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20345-levantamento-da-abert-aponta-que-migracao-para-fm-aumentou-receita-de-radios