Segunda-Feira, 11 de Fevereiro de 2019 @ 07:46

Panorama: JB FM e Rádio Mix FM disparam no Rio de Janeiro. Antena 1 segue avançando

Rio de Janeiro - Rádio Melodia continua isolada na liderança geral. Mood FM retoma avanço no Rio

Publicidade

O Rio de Janeiro acompanhou na semana passada mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, com base na pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. No geral, o FM fluminense viu nova melhora em sua média de ouvintes por minuto na comparação com a medição anterior, mantendo assim em alta o desempenho do universo FM. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2018 a janeiro de 2019):

adstexto

Disputa pelo Top 3

A JB FM 99.9 foi um dos destaques da atual medição no Rio de Janeiro. A emissora cravou uma nova elevação em sua média de audiência, se aproximando novamente da expressiva marca de 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E o avanço da emissora, esta que é líder isolada no formato adulto-contemporâneo, reposicionou a JB FM na terceira colocação geral, isso quando é considerado apenas a soma FM+WEB.

À frente no FM estão as emissoras Rádio Melodia FM 97.5 (líder geral, rádio de formato religioso/gospel)  e FM O Dia FM 100.5 (popular/hits). As duas FMs estão acima dos 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais)/

A Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular-jornalismo/esportes) segue próxima do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e avança no ranking quando é considerada a soma de sua audiência presente em 1280 AM (adição possível, já que são ouvintes diferentes entre as duas faixas). 

Sempre importante destacar que as quatro primeiras colocadas na audiência média do Rio de Janeiro, considerando apenas a faixa FM, são donas dos maiores volumes de ouvintes por minuto do rádio brasileiro.

Mais destaques

O maior avanço absoluto da medição foi novamente da Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop), emissora que segue isolada na liderança de seu formato e cravou a sua melhor marca de audiência no Rio de Janeiro. Aos poucos a emissora vai se aproximando do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), hoje completado pela 93 FM 93.3 (que está isolada em quinto geral, rádio de formato religioso/gospel). A Mix FM também abriu boa vantagem para as demais FMs do ranking de audiência.

Na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mais dois avanços: a Rádio Globo FM 98.1 apresentou um avanço consistente na atual medição, permanecendo isolada em sétimo geral nesse período e em outros filtros importantes da pesquisa. E, na sequência, a Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) continua com a sua sequência positiva no Rio de Janeiro, alcançando a inédita oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Antena 1 é seguida de perto pela BandNews FM 90.3 (jornalismo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que também variou de forma positiva na medição de audiência nesse filtro e segue em alta no mercado fluminense. 

O top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), FM isolada nessa colocação.

Sequência positiva

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) mostra vários avanços no universo de ouvintes por minuto de várias estações. RIO FM 102.9 (deixou o dial FM no final de janeiro, de formato popular/hits), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes), Rádio Mania FM 91.1 (popular/hits) e Transamérica FM 101.3 (jovem/pop-esportes) viram ampliações em suas médias de audiência.

Destaque para a novata Mood FM 104.5 (jovem/pop), rádio que retomou sua sequência positiva e cravou um dos maiores avanços absolutos da atual medição, se aproximando do "bolo" que compõe o top 15 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra novidade, a NOVABRASIL FM 89.5 (adulto/nacional) também segue ampliando a sua média de audiência no Rio de Janeiro no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21086-panorama-jb-fm-e-radio-mix-fm-disparam-no-rio-de-janeiro-antena-1-segue-avancando