Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019 @ 10:46

Panorama: Educadora FM cresce de novo e amplia liderança geral em Campinas. Nativa FM dispara e Antena 1 avança

Campinas - Band FM e Nova FM também ampliam suas médias de audiência no interior paulista. Mercado campineiro apresenta alta

Publicidade

O mercado de rádio de Campinas acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com o trimestre anterior (julho a setembro/2019), o meio FM campineiro viu uma ampliação de sua média de audiência no universo de ouvintes, valor atual que também é superior ao da pesquisa atualizada em setembro (trimestre junho a agosto). Acompanhe alguns dos destaques da atual medição (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2019):

adstexto

Melhor momento da líder

A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) segue em destaque na audiência de Campinas. A emissora ampliou novamente a liderança geral nos principais períodos da medição, mantendo a tendência de alta que já era vista em sua média nas pesquisas anteriores. 

Com isso a Educadora FM se isolou ainda mais no topo do ranking de audiência e cravou a sua melhor marca em comparação aos números obtidos pela FM nos últimos anos. 

Também é destaque o fato da 91.7 FM ser a única FM em seu formato (jovem/pop) a liderar de forma geral a audiência de um mercado regular (que conta com medição mensal de audiência do Kantar Ibope Media).

Avanços

A Band FM 106.7 (popular/hits) também continua como um dos destaques da medição de audiência e está isolada na segunda colocação geral nos principais períodos da pesquisa, além da liderança entre as FMs de formato popular em Campinas.

Também é destaque o forte avanço visto na média de audiência da Nativa FM 89.3 (popular). A emissora cravou uma de suas melhores marcas em Campinas e já aparece na terceira colocação geral em períodos comerciais (segunda à sexta-feira/FM+WEB) e se aproxima dessa colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Nativa FM já vinha de altas nas pesquisas passadas.

Adulto-contemporâneo segue em alta

Antena 1 FM 107.5 (líder no adulto-contemporâneo desde a medição anterior, com base no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e Nova FM 103.7 (também adulto-contemporâneo) aparecem na sequência no ranking. As duas FMs apresentaram altas significativas em seus números, sendo que a Antena 1 confirmou a tendência de crescimento que já era vista em seu índice nas pesquisas anteriores. 

A Nova FM também se destaca ao cravar uma média superior no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao número obtido por ela enquanto era líder no formato adulto-contemporâneo. E a disputa por essa condição dentro deste gênero entre Antena 1 e Nova FM segue acirrada, com as duas concorrentes bem próximas no ranking geral.

Mais destaques

Líder no jornalismo em Campinas, a CBN FM 99.1 aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que variou de forma positiva na comparação com a medição anterior. A emissora é seguida de perto pela Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) neste período. 

Detalhe: em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) está uma FM não assinante da medição, rádio que segue em alta em Campinas.

Veja também:
> Panorama: Educadora FM cresce de novo e fica isolada na liderança geral. Nativa FM avança em Campinas 

Dial FM cheio

Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade. 

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país. 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22566-panorama-educadora-fm-cresce-de-novo-e-amplia-lideranca-geral-em-campinas-nativa-fm-dispara-e-antena-1-avanca