Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2019 @ 10:51

Panorama: Educadora FM cresce de novo e fica isolada na liderança geral. Nativa FM avança em Campinas

Campinas - Band FM também avança, segue na vice-liderança e amplia vantagem para as demais FMs campineiras

Publicidade

O mercado de rádio FM de Campinas continua movimentado após mais uma atualização do panorama da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. O universo de ouvintes segue em patamar elevado em relação aos volumes registrados pelas FMs desde o início do ano, apesar do leve recuo visto na comparação com a última medição. Vários destaques foram observados, segundo o cruzamento dos dados da audiência. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2019):

Isoladas

A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) segue como o principal destaque da medição de audiência FM em Campinas. Neste trimestre, a rádio manteve a liderança geral nos principais períodos da pesquisa, sendo o quarto resultado consecutivo que a FM aparece nessa condição. E detalhe: a Educadora FM ampliou novamente a sua média de audiência, o que elevou o teto da medição e resultou no maior volume obtido pela FM nas últimas medições.

Também entre os destaques, a Band FM 106.7 (popular/hits) aparece na vice-liderança geral de forma isolada, rádio que variou de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) pela terceira vez consecutiva. A emissora também é líder entre as FMs populares no mercado de Campinas.

Por fim, o top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais é novamente ocupado por uma FM que não é indicada como assinante da pesquisa, estação que tem ampliado de forma gradativa a sua participação no mercado campineiro.

Sequência de disputas acirradas 

A Nativa FM 89.3 (popular) também foi um dos principais destaques da medição. A rádio apresentou um forte avanço em sua média no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos gerais, sendo o terceiro crescimento consecutivo. O índice atual da Nativa FM é o maior a ser obtido pela estação nos últimos anos, posicionando a rádio no top 5 do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

À frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) está a Antena 1 FM 107.5, rádio que apresentou a sua segunda alta consecutiva e retomou a liderança no formato adulto-contemporâneo neste filtro geral.

Na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Campinas conta com a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo), Nova FM 103.7 (adulto-contemporâneo) e CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes). Detalhe: a distância entre a Antena 1 (quarta geral nesse período) e CBN (oitavo) é inferior a 500 ouvintes na média por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso mostra como a concorrência está acirrada e o mercado em alta.

Veja também:
> Panorama: Educadora FM dispara na audiência e segue líder geral em Campinas
> Grupo Bandeirantes de Campinas lança portal BandMulti

Dial FM cheio

Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país. 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.