Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2019 @ 10:46

Panorama: 98 FM reassume a liderança geral em Curitiba. Massa FM e Mundo Livre FM também ampliam suas médias

Curitiba - Rádio Banda B aparece no top 10 da medição FM. Jovem Pan FM e Ouro Verde FM travam disputa acirrada em rankings gerais

Publicidade

Curitiba acompanhou na semana passada mais uma atualização geral da audiência FM local. A pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media apontou mais uma retração na média de ouvintes por minuto no universo FM na comparação com os resultados anteriores. Porém, algumas FMs ignoraram a tendência de baixa do mercado e ampliaram suas médias. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2019):

adstexto

"Nova" líder

A 98 FM 98.9 (popular/hits) apresentou uma forte variação positiva em sua média de audiência nos principais períodos da medição, fato que a reposicionou na primeira colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia do avanço da 98 FM, a marca atual é a mais alta desde o trimestre março a maio deste ano, elevando assim o teto da pesquisa de audiência.

E o avanço mais significativo da 98 FM foi determinante para a mudança na liderança, pois a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) não apresentou recuo. Ou seja, o volume de audiência da atual vice-líder é superior ao índice cravado por ela na medição anterior. A Massa FM registra hoje a sua maior média de audiência desde o trimestre julho a setembro de 2018. Em resumo: a disputa pela liderança está em alto nível, com as duas FMs concorrentes isoladas nesta condição.

Mais próximas

A movimentação atual do mercado posicionou as rádios Caiobá FM 102.3 (popular/hits), Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) e Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) mais próximas na medição em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Caiobá FM segue isolada em terceiro geral, enquanto Jovem Pan FM e Ouro Verde (que são líderes em seus formatos de programação) se revezam conforme o filtro analisado.

O mercado curitibano também observou mais um avanço na média de audiência da Mundo Livre FM 93.9 (alternativa/rock), emissora que vive uma nova fase artística desde o início deste semestre. Trata-se do segundo avanço consecutivo na média da emissora, FM que ganha uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e já aparece em oitavo geral.

Recomendamos:
> Extra: Clube FM de Curitiba passa a ser operada pelo grupo de comunicação que conduz a Rede Evangelizar
> Exclusivo: 107.1 FM não está mais repetindo a Rádio Banda B. FM fecha parceria com o Grupo RIC em Curitiba

À frente estão as rádios Clube FM 101.5 (popular, isolada em sexto geral e estável na medição) e Gospel FM 89.3 (sétimo geral, líder no formato religioso).

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Rádio Banda FM 107.1 (popular/jornalismo-esportes) completa o top 10. Este é o melhor desempenho do projeto nesta frequência em FM, lembrando que a Banda B segue com um volume elevado de audiência na faixa AM, através da 550 AM (agora seu canal exclusivo).

Veja também:
> Panorama: Massa FM assume a liderança de audiência em Curitiba. Caiobá FM e Ouro Verde FM avançam

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22740-panorama-98-fm-reassume-a-lideranca-geral-em-curitiba-massa-fm-e-mundo-livre-fm-tambem-ampliam-suas-medias