Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 @ 10:47

Panorama: Massa FM assume a liderança de audiência em Curitiba. Caiobá FM e Ouro Verde FM avançam

Curitiba - 98 FM segue vice-líder geral. Mundo Livre FM amplia sua média de audiência na Grande Curitiba

Publicidade

Curitiba acompanhou mais uma atualização da medição de audiência, resultado que foi conhecido pelo mercado nesta segunda-feira (11). A pesquisa, que é realizada regularmente pelo Kantar Ibope Media, apontou uma leve oscilação negativa do universo de ouvintes no FM local na comparação com o trimestre anterior (julho a setembro/2019). Várias FMs ignoraram a oscilação negativa do meio e avançaram na Grande Curitiba. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2019):

Nova líder geral

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) manteve a tendência de alta que já era observada em seus números e reassumiu a liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do retorno da emissora à primeira colocação, posição que foi ocupada pela Massa FM nos últimos anos. Desde a noite da última segunda-feira (11), a Massa FM tem realizado uma série de campanhas institucionais para avisar o mercado sobre o retorno à liderança. 

Na sequência, Curitiba conta com a 98 FM 98.9 (popular/hits) na vice-liderança. A rádio, que passou os últimos nove resultados consecutivos na liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não está distante da primeira colocada. A concorrência pela primeira posição nos principais períodos da pesquisa segue polarizada entre Massa FM e 98 FM.

Avanços

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits), atual terceiro lugar geral nos principais períodos da medição, vem reagindo aos poucos na pesquisa. Estável na atualização do trimestre anterior, a 102.3 FM viu uma variação positiva em seus números na pesquisa atual, isso em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Quem também apresentou alta foi a Ouro Verde FM 105.5. A emissora líder no adulto-contemporâneo segue em quinto lugar geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e viu uma melhora expressiva em sua média de audiência, mesmo com a oscilação negativa do mercado.

Quem está à frente é a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), sendo quarto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora, que vem de avanço na última atualização, tem a liderança em seu formato e ficou praticamente estável em relação à pesquisa anterior. 

Mais destaques

A Rádio Gospel FM 89.3, líder no formato religioso/gospel, segue avançando em Curitiba e aos poucos vem diminuindo a distância que a separa do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. A rádio ocupa a sexta colocação geral e tem a Clube FM 101.5 (popular) como a sua concorrente mais próxima no ranking geral.

Outro destaque da medição ficou por conta da Mundo Livre FM 93.9 (alternativa/rock). A emissora vem de mudanças pontuais em seu projeto e apresentou uma variação positiva em seus números, mesmo com a baixa no mercado FM. Isso reposicionou a 93.9 FM na nona colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

À frente está a BandNews FM 96.3 (jornalismo), oitavo geral, que passa a ter a Mundo Livre FM mais próxima em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-contemporâneo-esportes) fecha o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que também passa por mudanças em seu projeto artístico e não está distante das FMs que aparecem à frente nos períodos gerais.

E a Rádio Banda FM 107.1 (popular/jornalismo-esportes) segue como a FM mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que variou novamente de forma positiva na medição. Vale lembrar que, se considerada a audiência da Banda B em 550 AM, o projeto está entre os maiores volumes de audiência de Curitiba.

Veja também:
> Panorama: Massa FM mantém trajetória de alta em Curitiba. 98 FM segue líder geral

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.