Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019 @ 07:32

Panorama: Massa FM mantém trajetória de alta em Curitiba. 98 FM segue líder geral

Curitiba - Jovem Pan FM e Gospel FM melhoram novamente os seus números na medição de audiência e ganham posições

Publicidade

Curitiba acompanhou na última quinta-feira (12) mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com o resultado anterior o cenário ficou estável, com poucas mudanças no universo de ouvintes e nos índices das principais FMs. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/trimestre junho a agosto de 2019):

Isoladas

A 98 FM 98.9 (popular/hits) segue isolada na liderança geral da audiência FM na Grande Curitiba, isso nos principais períodos da medição, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com a pesquisa passada, a 98 FM não viu uma mudança significativa em seu índice, sendo possível afirmar que a rádio está estável na primeira colocação geral. Este é o nono resultado consecutivo que a 98 FM aparece na liderança em Curitiba.

Quem segue evoluindo é a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo), atual vice-líder geral. A emissora, que vem de alta nas medições passadas, diminuiu um pouco mais a distância que a separa da líder 98 FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com o volume atual de audiência, a Massa FM já chegou a ser líder geral em alguns resultados de 2018 e 2017, ou seja, a disputa atual ocorre em alto nível.

A sequência conta com a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) isolada em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da medição. Com mudanças recentes em sua grade, a emissora está praticamente estável em relação à pesquisa anterior no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Avanços

A Jovem Pan FM 103.9, líder no formato jovem/pop, melhorou novamente os seus números em Curitiba, retomando assim a quarta colocação geral no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora já vinha de alta na medição passada, quando acirrou a disputa pela posição. A Ouro Verde FM 105.5, líder no adulto-contemporâneo, aparece logo na sequência.

Também foi observado um avanço no índice da Gospel FM 89.3, atual líder entre as rádios de formato religioso. À exemplo da Jovem Pan FM, a 89.3 FM vinha de alta na medição anterior e, na pesquisa atual, retomou a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Gospel FM é acompanhada de perto pela Clube FM 101.5 (popular).

Sequência

A sequência do ranking FM+WEB segue com três emissoras cravando médias muito próximas, como já foi observado em pesquisas anteriores. A BandNews FM 96.3 (jornalismo) aparece em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pela Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes, rádio que vive uma transição de formato) e Mundo Livre FM 93.9 (alternativa/rock, emissora que variou de forma positiva na pesquisa atual). As três FMs possuem boa vantagem para as demais FMs que aparecem na sequência.

A CBN FM 90.1 (jornalismo) volta a ser a emissora mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que elevou a sua média de audiência. A rádio é seguida de perto pela 91 FM 91.3 (evangélica, que variou de forma considerável no ranking e cravou a sua melhor marca de audiência) e Rádio Banda B FM 107.1 (popular/jornalismo-esportes - sem considerar a audiência no AM, que a posiciona entre os maiores volumes no mercado curitibano).

Veja também:
> Panorama: 98 FM segue líder isolada em Curitiba. Massa FM avança novamente na audiência

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.