Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 @ 07:32

O Rádio Hoje | Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico 

São Paulo - Levantamento da Rajar indica que as plataformas digitais (streaming e rádio digital DAB) já alcança 66% da população do Reino Unido

Publicidade

O mercado de rádio do Reino Unido tem acompanhado um avanço significativo do consumo de transmissões digitais por parte da população. Segundo um levantamento recente da Rajar, a audiência concentrada em plataformas digitais, considerando DAB+ (padrão de rádio digital europeu) e streaming, representa 58,5% do total de audições do meio rádio, ou seja, 66% da população do Reino Unido é alcançada semanalmente por essas plataformas. Em apenas um ano houve um avanço de 11% do rádio digital no total da audiência do veículo, este que semanalmente atinge 87% da população do Reino Unido (mais de 48 milhões de pessoas acima com 15 anos ou mais). Especialista aponta que o futuro do rádio não será "binário", mas sim uma combinação de escutas por plataformas. Acompanhe:

adstexto

A Rajar apontou que as escutas via plataformas digitais avançaram 43,4 milhões de horas ou 8% ano a ano. A escuta via online e aplicativos cresceu 28,5 milhões de horas (ou 30%), representando agora 12,5% de todas as audições e 21,5% das escutas digitais.

Já a audiência do rádio digital por transmissão terrestre, ou seja, via DAB cresceu 16,1 milhões de horas (ou 4%) ano a ano, agora respondendo por 41% de todas as escutas e 70% da escuta digital.

Para se ter uma ideia desse avanço do DAB, a audiência de rádio digital passa a ficar à frente das horas de escuta do FM analógico (sem considerar a audiência AM somada). É a primeira vez que o mercado do Reino Unido constata essa mudança de share entre as duas faixas.

Recomendamos:
> Rádio da Austrália bate recorde de ouvintes em 2019 e avança mais de 9% em audiência nos últimos cinco anos
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil
> Projeto Atlas da Notícia mostra que o Rádio é o meio de comunicação mais presente no Brasil

Segundo o portal RadioToday, esse avanço de plataformas digitais do rádio foi impulsionado pelo "lançamento de novas estações digitais comerciais nacionais e pelo crescimento da audição on-line por meio das smart-speakers em casa e DAB na audiência no carro". 

Os 66% da população alcançada por plataformas digitais de rádio significa 36 milhões de adultos no Reino Unido, segundo a Rajar (15 anos ou mais).

Em entrevista ao RadioToday, Ford Ennals, CEO da Digital Radio UK, afirmou que "a escuta digital aumentou para uma nova quota recorde de 58,5% devido ao sucesso de novas estações digitais comerciais nacionais, ao crescimento de DAB em carros e ao aumento na escuta on-line solicitado pelo crescimento de alto-falantes inteligentes em residências".

Segundo a reportagem do portal inglês, todas as principais estações de rádio comerciais tiveram avanços significativos de audiência no último ano, independente do formato de programação. No bolo desse crescimento estão rádios de formato musicais e outras de notícias/talk. O levantamento afirma que "a escuta digital de estações comerciais nacionais cresceu 31 milhões de horas ou 20,7% ano a ano".

"O quarto trimestre de 2019 representa um marco significativo, pois pela primeira vez, as horas de escuta no DAB são mais altas que as horas de escuta no FM. A FM é a espinha dorsal da escuta de rádio do Reino Unido há mais de 30 anos, mas agora está claro que o futuro do rádio não é binário e será uma combinação de escuta DAB e também de várias plataformas online", detalha Ennals.

Acompanhe abaixo o infográfico completo sobre a audiência de rádio no Reino Unido, segundo levantamento da Rajar (quarto trimestre de 2019):

Vale conferir:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do RadioToday UK / Colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23031-o-radio-hoje-audiencia-via-plataformas-digitais-ja-representa-585-do-total-do-meio-radio-no-reino-unido-dab-ultrapassa-o-fm-analogico