Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quinta-Feira, 30 de Janeiro de 2020 @ 07:33

O Rádio Hoje | Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

São Paulo - Assim como os índices de audiência, os números do alcance ganham espaço nas estratégias artísticas e defesas comerciais das rádios brasileiras

Publicidade

O mercado publicitário é inundado por uma série de números, originados de diferentes metodologias e cenários de comportamento. E o rádio sempre contou com pesquisas sérias, que mostram o comportamento do público nos mais diferentes recortes. Um dos índices mais utilizados é o de audiência, resultado da composição entre alcance e tempo médio, que sempre determinou o "ranking geral" no rádio brasileiro. Mas e o alcance? Com valores na casa dos milhões em vários mercados, ele ganha em importância na defesa do meio. Acompanhe:

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora. 

Em recortes como 30 dias ou Alcance Máximo (90 dias), mercados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte contam com rádios que superam o volume de 1 milhão de ouvintes diferentes. Atualmente no mercado paulistano, são 17 FMs que estão acima dessa expressiva marca, considerando a última medição válida (trimestre outubro a dezembro de 2019 - Kantar Ibope Media).

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Recomendamos:
> Rajar aponta que o rádio segue disparado na liderança do consumo de áudio no Reino Unido 
> Kantar Ibope Media lança o Inside Radio 2019 e aponta que meio atinge todas as idades no Brasil 
> Nielsen aponta que o rádio segue na liderança de alcance entre todas as plataformas nos Estados Unidos 

"É muito bom ver o meio rádio cada vez mais interessado em analisar outras métricas além do índice de audiência. Quanto mais o meio se debruçar em cima de dados, mais ele será profissional e tomará decisões mais precisas, tanto do ponto de vista artístico quanto do ponto de vista comercial", afirma Fernando Morgado, professor, consultor, palestrante e escritor nas áreas de marketing, inteligência de mercado e comunicação.

Morgado também destaca que são três os principais usos do alcance pelo mercado. "Trata-se de uma das métricas que compõe o calculo do índice de audiência. É muito usada no mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação. Ela também auxilia diretamente na defesa comercial do meio rádio", explica Morgado.

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Vale conferir:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Ranking, Ibope, panorama, alcance, universo, rádio, mercado

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.