Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020 @ 07:30

O Rádio Hoje | Rajar aponta que o rádio segue disparado na liderança do consumo de áudio no Reino Unido

São Paulo - Meio alcança semanalmente 88% da população do Reino Unido. Volume oscila conforme a faixa de idade pesquisada, sendo mais alta entre o público mais adulto

Publicidade

A Rajar divulgou na semana passada a atualização dos dados do consumo de áudio no Reino Unido, pesquisa válida para o período de inverno de 2019. No levantamento, o rádio segue disparado na liderança no consumo de áudio, com 88% de alcance semanal, o que representa 72% de todo o consumo de áudio por lá. Porém, há um recorte que mostra a variação desse alcance do veículo conforme a faixa etária analisada, sendo menor o volume entre o público mais jovem, mas com a liderança do rádio sendo mantida. Acompanhe:

Além da forte liderança no consumo de áudio, o rádio tem mantido alguns comportamentos importantes por parte de sua audiência na rotina do consumo do veículo. Por exemplo: a maioria do público pesquisado (79%) considera o rádio importante para encontrar novos conteúdos. E 26% afirma que a maior parte do consumo de rádio ocorre enquanto dirige ou viaja.

Outro ponto que tem favorecido o rádio é a liderança de consumo em dispositivos que ainda são considerados "novidades tecnológicas". As smart speakers (caixas de som inteligentes). A Rajar aponta que 67% do uso dos dispositivos ocorre para ouvir conteúdo de rádio ao vivo, acesso este que é feito por streaming. Isso contra 30% da música on-demand (também via streaming) e apenas 1% de podcasts e audiobooks.

Veja também:
> Reino Unido: Rajar aponta crescimento da audiência de rádio digital e do uso de smart speakers
> Estudo feito nos Estados Unidos aponta que é o rádio que gera resultados digitais e ajuda na busca de novos clientes
> Teste realizado na Irlanda mostra "valor excepcional" do rádio para anunciantes
> Rádio é disparado a principal plataforma de consumo de áudio em carros na Alemanha

Consumo de áudio entre os mais jovens

Para o público entre 15 e 24 anos, o rádio ao vivo tem um alcance semanal de 78%, representando 45% de toda a fatia de consumo de áudio no Reino Unido. Já para a faixa entre 25 e 34 anos, o alcance sobe para 84% e tem uma participação de 60% na mídia áudio. 

Nesses dois públicos mais jovens, o rádio segue na liderança de alcance e com fatia considerável no consumo de áudio. Mas outras plataformas também ganham espaços, como 65% entre 15 e 24 anos consomem música no formato on-demand (serviços de streaming), caindo para 46% para o público entre 25 a 34 anos. 

Recomendamos:
> Avanços tecnológicos e interesse do público impulsionam o crescimento do áudio digital
> Distribuição de conteúdo multiplataforma deve pautar mercado de rádio em 2020 e será decisiva nas estratégias das emissoras

Na participação total de áudio, a música via streaming tem a segunda posição no consumo de áudio no Reino Unido, com 12%. Nas faixas mais jovens, esse percentual está entre 37% (15 a 24 anos) e 21% (25 a 34 anos).

Boa parte desse consumo de streaming ocorre em smartphones, responsáveis por 76% do alcance. Já as smart-speakers avançaram para 22% no levantamento atual da Rajar.


Distribuição do consumo de áudio por mídias e faixas etárias / Fonte: Rajar - Inverno de 2019

Vale conferir:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da Rajar e do RainNews / Colaboração de David Duck

Tags: Consumo, áudio, Inglaterra, Reino Unido, rádio, Rajar, 2019

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.