Sexta-Feira, 22 de Maio de 2020 @ 13:07

Panorama: Rádio Gaúcha dispara na liderança em Porto Alegre. Atlântida acirra disputa pelo top 3 e Rádio 102.3 avança

Porto Alegre - Mercado gaúcho vê uma maior concorrência por posições importantes nos principais períodos da medição de audiência

Publicidade

Porto Alegre e região metropolitana acompanharam na semana passada (dia 11) mais uma atualização dos dados da audiência de rádio local, pesquisa realizada regularmente no mercado gaúcho. Havia uma apreensão por parte do mercado, já que atualmente existe a impossibilidade do Kantar Ibope Media colocar pesquisadores nas ruas, além de possíveis mudanças nos hábitos da população devido à pandemia do novo coronavírus. 

adstexto

No geral, o FM gaúcho viu uma ligeira oscilação negativa na média de ouvintes por minuto nos principais períodos gerais. Porém também foram observados avanços em índices de várias FMs importantes. Confira o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2020).

Isolada

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), líder geral de audiência há mais de cinco anos na Grande Porto Alegre, ampliou a diferença que a separa das demais FMs medidas pela pesquisa. A estação foi beneficiada pela alta no consumo de conteúdo jornalístico no período e elevou assim o teto da medição de audiência. 

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Rádio Gaúcha aparece com quase o dobro de audiência da segunda colocada, para se ter a dimensão do desempenho positivo obtido pela estação no mercado da Grande Porto Alegre.

Top 3 concorrido

A 104 FM 104.1 (popular/hits) segue em segundo lugar geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e na liderança entre as rádios musicais da Grande Porto Alegre. Porém, devido à movimentação do meio, a 104 FM aparece agora posicionada mais próxima de suas concorrentes.

A Atlântida FM 94.3, praticamente estável em relação à pesquisa passada, foi beneficiada pela movimentação do meio e agora está posicionada bem próxima da terceira colocada geral, a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular).

Também próxima dessas concorrentes, a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) também segue próxima do top 3 em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) .

Mudança

A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) segue em constante evolução nas medições de audiência na Grande Porto Alegre. Na pesquisa atual, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora aparece pela primeira vez na liderança entre as FMs de formato adulto, estando também mais próxima do top 5.

A Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo acirrada a disputa por posições em períodos gerais.

Top 10 com concorrentes mais próximas

A movimentação atual do meio FM gaúcho reposicionar a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) na oitava colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de muito perto pela Rádio Grenal FM 95.9 (esportes).

Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo), Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop, que variou de forma positiva) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) aparecem logo na sequência, todas próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 88,7 teve uma variação positiva mais expressiva em seu índice.

Sequência

A Eldorado FM 104.9 (popular/hits) continua evoluindo no mercado da Grande Porto Alegre, apesar do pouco tempo operando em seu canal atual (desde julho de 2019). Agora e emissora passa a ficar um pouco mais próxima da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), estação que está à frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores. 

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha e 104 FM disparam em audiência na Grande Porto Alegre

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23522-panorama-radio-gaucha-dispara-na-lideranca-em-porto-alegre-atlantida-acirra-disputa-pelo-top-3-e-radio-1023-avanca