Quarta-Feira, 22 de Abril de 2020 @ 07:31
Porto Alegre - Atlântida ganha posição. 102.3 FM, Rádio Grenal, Rádio Mix FM e 88,7 FM também ampliam suas médias de audiência
Porto Alegre foi outro mercado importante de rádio que acompanhou a atualização de seus números na semana passada, a partir do dia 13 deste mês. Segundo o instituto, a pesquisa atual ainda contou com pesquisadores nas ruas até o dia 19 do mês passado. A Kantar afirma que houve uma "duplicação" dessas entrevistas "face to face" para que "seja preservada a granularidade de análises". E foram utilizados processos estatísticos para manter a proporção entre entrevistas realizadas "face to face" e online.
Praticamente estável, o rádio gaúcho viu avanços nos índices de audiência de várias emissoras importantes, com destaque para um maior isolamento das duas primeiras colocadas. Outras tendências de alta também foram reafirmadas nesta medição. Acompanhe este que é o primeiro trimestre cheio de 2019 (janeiro a março), no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Mais isoladas
Porto Alegre observou um maior isolamento das duas primeiras colocadas nos principais períodos da atual medição de audiência e isso foi possível devido os avanços consistentes vistos nos índices das emissoras Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) e 104 FM 104.1 (popular/hits).
A Rádio Gaúcha, que completou 5 anos ininterruptos na liderança geral a partir da pesquisa passada, viu seu índice ser ampliado de forma consistente na medição mais recente. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio obteve mais de 55 mil ouvintes por minuto, número que a deixa bem isolada no topo do ranking da audiência FM.
Outra emissora que teve uma variação mais significativa foi a 104 FM 104.1, líder entre as FMs musicais e vice-líder no geral. Isso ajudou a emissora a se distanciar de forma mais significativa de outras concorrentes diretas em Porto Alegre, com base no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Nas últimas medições a 104 FM passou a enfrentar uma disputa mais acirrada com as emissoras Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits), situação alterada na pesquisa atual.
Mudanças no top 5
A movimentação atual do meio FM gaúcho auxiliou a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), rádio que tem liderado em seu formato de programação. A emissora pulou para a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando logo atrás da Rádio Caiçara e à frente da Rádio 92.
A distância entre as três FMs no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é pequena.
Mais destaques
Aos poucos a Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) vai ampliando a sua média de audiência em Porto Alegre e se aproximando da Continental FM 98.3 (líder no adulto-contemporâneo e atual sexto geral). A 102.3 FM tem variado de forma positiva há cada nova atualização da pesquisa.
Outra emissora que segue evoluindo e cravou a sua melhor marca em Porto Alegre foi a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), mesmo com parte do trimestre de medição cobrindo um período sem transmissões de futebol devido a pandemia do novo coronavírus. A Grenal pulou para a oitava colocação geral e é seguida de perto pela estável Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Também foram observados avanços nos índices das emissoras Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits), emissoras que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e passam a ficar mais próxima da Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo).
Outros avanços
Rádios como Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), Eldorado FM 104.9 (popular/hits), União FM 105.3 (adulto-contemporâneo), BandNews FM 99.3 (jornalismo) e Rádio Guaíba FM 101.3 (jornalismo) também ampliaram as suas médias de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso na comparação com a pesquisa anterior.
Vejam também:
> Panorama: Rádio Gaúcha amplia seu volume de audiência em Porto Alegre e completa cinco anos na liderança
A partir de abril…
Há uma dúvida no mercado de como a ausência das entrevistas "face to face" vão impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.
A pandemia do novo coronavírus já impede desde o dia 20 de março que os pesquisadores saiam as ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.