Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020 @ 07:31

Panorama: Rádio Gaúcha amplia seu volume de audiência em Porto Alegre e completa cinco anos na liderança

Porto Alegre - Rádio 102.3 segue evoluindo e se aproxima do top 5. Rádio 92 ganha posição em ranking geral e Rádio Caiçara acirra disputa pela vice-liderança

Publicidade

Atualizado às 12h52 - O último resultado válido para a medição da audiência FM na Grande Porto Alegre, conhecida pelo mercado local na segunda quinzena de março, apontou uma certa estabilidade do meio FM em relação aos resultados anteriores, com um leve recuo na comparação com a pesquisa passada, mas um valor mais elevado do que as atualizações que antecederam fevereiro. Vários destaques foram observados. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020):

Líder ainda mais isolada

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) segue como o grande destaque da pesquisa de audiência em Porto Alegre. A emissora ampliou novamente a sua média de audiência, fato que elevou o teto da pesquisa nos períodos gerais. A rádio está bem isolada no topo do ranking de audiência e, para se ter uma ideia de sua força no dial FM, a Rádio Gaúcha possui uma média de audiência no FM+WEB superior ao total do volume registrado por todo o meio AM da Grande Porto Alegre.

Outro detalhe importante é o tempo em que a Rádio Gaúcha ocupa a liderança de audiência em períodos gerais do FM na Grande Porto Alegre. Com a atualização feita em março, a rádio alcançou a marca de 5 anos ininterruptos nessa condição, ou seja, 60 meses de liderança de audiência.

Top 5 movimentado

Outra novidade é o avanço registrado na média de audiência da Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a rádio se aproximasse da 104 FM 104.1 (popular/hits) nos períodos gerais, acirrando novamente a disputa pela vice-liderança de audiência. A 104 FM segue posicionada como líder de audiência entre as estações musicais e populares da Grande Porto Alegre.

Também é destaque o retorno da Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) para a quarta colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que é seguida de perto pela Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) nos períodos gerais. E vale destacar que essas duas FMs não estão distantes da disputa por posições no top 3.

Mais destaques

A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) segue em alta na Grande Porto Alegre. A emissora ampliou novamente sua média de audiência e, aos poucos, está se aproximando da Continental FM 98.3 (sexto geral no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais e líder no formato adulto-contemporâneo).

Na sequência, a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) continua com um resultado expressivo em Porto Alegre, rádio que vem de altas expressivas nas pesquisas anteriores.

A Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) segue com uma evolução considerável e cravou a sua melhor marca de audiência na Grande Porto Alegre, se aproximando de vez da Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo).

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) também apresentou nova evolução em sua média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida pela Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits).

Esses são os maiores volumes de audiência do FM na Grande Porto Alegre, mercado considerado um dos mais competitivos do país.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha segue líder geral e Atlântida avança para o top 3 em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.