Terça-Feira, 13 de Outubro de 2020 @ 10:52

Levantamento: Em São Paulo, 19 FMs apostam em programação alternativa via internet durante o horário eleitoral

São Paulo - Grade normal das emissoras é mantida no streaming durante as duas janelas diárias de horário eleitoral municipal

Publicidade

Desobrigadas de veicular o horário eleitoral da eleição municipal via internet, metade das emissoras em FM que contam com cobertura de sinal local em São Paulo estão oferecendo suas programações normais no streaming. Isso ocorre enquanto a transmissão terrestre via FM é obrigada a contar com duas faixas horárias para os partidos políticos. São 19 estações em FM que optaram por manter suas grades normais via streaming, quase metade das emissoras que cobrem a capital. Acompanhe:

adstexto

De olho no crescimento da audiência nas plataformas digitais, movimento acelerado durante a pandemia do novo coronavírus, os 10 minutos de cada faixa foram considerados intervalos muito longos pelas estações que optaram por manter suas programações via streaming durante o horário eleitoral no dial. Porém, os famosos spots políticos 'vazam' no sinal on-line, já que eles estão inseridos nos intervalos comerciais que também são repetidos via streaming.

Para o ouvinte que acompanha a sua emissora preferida via streaming, o horário eleitoral pode passar despercebido se não estiver atento aos avisos dados pelas rádios antes das duas faixas, já que essas emissoras indicam para a audiência que está no dial a continuidade da programação normal na internet.

E tem de tudo: jornalismo, talk-shows, programação musical de diferentes perfis… as 19 FMs que mantiveram suas grades na internet são de formatos distintos de programação, o que aumenta o alcance do meio no digital durante as faixas destinadas à propaganda política obrigatória no dial.

Esse processo de oferecer uma grade alternativa ao horário eleitoral via streaming não é exclusivo da eleição desde ano, processo este que foi iniciado por várias estações já nos anos 2000. A dúvida sobre a adesão à essa prática ficou por conta da duração das faixas, de apenas 10 minutos. 

E essa separação do sinal on-line em relação do terrestre também não é exclusivo do horário eleitoral: muitas emissoras adotam essa medida durante a veiculação da A Voz do Brasil no dial, seguindo com suas grades normais via internet.

A lista das 19 FMs que optaram por seguir com sua grade normal via internet em São Paulo foi verificada pelo tudoradio.com na faixa das 12h00 da última sexta-feira (9), dia do início do horário eleitoral. Veja a relação das emissoras:

88.1 FM - Gazeta FM
88.5 FM - Rede Amor e Graça
89.1 FM - 89 FM A Rádio Rock
89.7 FM - NovaBrasil FM
90.5 FM - CBN
90.9 FM - Rádio Bandeirantes
91.3 FM - Rádio Disney
94.7 FM - Antena 1
95.3 FM - Nativa FM
96.1 FM - Band FM
96.9 FM - BandNews FM
97.7 FM - Energia 97 FM
98.5 FM - Metropolitana FM
100.9 FM - Jovem Pan FM
101.7 FM - Alpha FM
104.3 FM - Dumont FM
106.3 FM - Rádio Mix FM
107.3 FM - Eldorado FM
107.9 FM - Tropical FM

Observações:

- São consideradas apenas as rádios em FM com sinal local no dial FM de São Paulo, segundo o Guia de Rádio / Dials FM tudoradio.com - veja a lista que totaliza 39 FMs

- A chegarem foi feita na sexta-feira, dia 9, faixa das 12h00. O número e a relação de emissoras com grade alternativa ao horário eleitoral podem ser alterados.

- A prática de seguir com outra grade via streaming não é exclusiva das rádios de São Paulo. Outras estações do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, entre outros mercados, também optam por essa alternativa.

Veja também:
> Propaganda eleitoral já está sendo veiculada nas grades de rádios em todo o Brasil
> Entrevista com Rodolfo Salema (ABERT), abordando o calendário eleitoral e orientações para as rádios sobre o período
> Panorama: Rádios FMs de São Paulo aderem a flexibilização do horário de transmissão da A Voz do Brasil

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24275-levantamento-em-sao-paulo-19-fms-apostam-em-programacao-alternativa-via-internet-durante-o-horario-eleitoral