Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020 @ 13:05

Tendências | Alexa conta com anúncios interativos de rádio na Inglaterra

São Paulo - Ouvinte pode interagir com a marca anunciante através de comandos de voz ao dispositivo inteligente da Amazon

Publicidade

Rádios do Reino Unido já estão veiculando anúncios interativos através de seus streamings de áudio. O sistema, que está disponível na caixa de som inteligente Amazon Alexa, permite a interação entre o ouvinte e a marca anunciante, podendo perguntar por mais informações sobre o produto anunciado, entre outras possibilidades. Segundo matéria veiculada pelo portal Radio Today, a Audi foi a primeira marca a veicular um anúncio de rádio interativo na Alexa britânica.

adstexto

Os anúncios interativos já foram veiculados pelas rádios Absolute Radio, Kiss Radio e Magic Radio, emissoras do grupo Bauer. A primeira campanha foi executada pela plataforma de publicidade de áudio AdTonos, utilizando sua tecnologia YoursTruly, em parceria com Octave e Omnicom Media Group's PHD, segundo o Radio Today.

Segundo a reportagem, o anúncio conta com um "acionador de interação", presente no intervalo comercial via streaming de áudio das emissoras. A partir de sua transmissão, a campanha permite que o ouvinte reaja à mensagem, através de um simples comando de voz direcionado à Alexa. Após a interação, o sistema retorna à rádio ao vivo.

A tecnologia que permite isso, a YoursTruly, foi lançada através de uma campanha voltada à montadora automotiva Audi, tendo como alvo as estações de rádio comerciais de Londres (Inglaterra). O processo, inédito no mundo, permitiu que os ouvintes reservassem test drives para o modelo mais recente da marca por meio da ativação por voz da Alexa. Segundo o RadioToday britânico, a campanha também aproveitou a tecnologia de geolocalização inteligente para ajudar os ouvintes a selecionar a concessionária da Audi mais próxima de suas regiões.

São dois os pontos principais que animam o mercado: a evolução das campanhas publicitárias em áudio e o crescimento das smart speakers. "A campanha inédita que implementamos para a Audi estabelece a base para a inovação em publicidade de áudio e voz em todo o mundo. Conforme o canal continua a crescer - com o mercado global de alto-falantes inteligentes baseados em voz estimado em US $ 30 bilhões até 2024 - estamos ansiosos para continuar explorando os pontos fortes do áudio como parte de estratégias de marketing totalmente integradas", afirma Phil Rowley, Diretor de Futuros do Omnicom Media Group, em entrevista ao RadioToday UK.


Modelo da 3ª geração da Amazon EchoDot, comercializado no Brasil / fonte: tudoradio.com

"A YoursTruly está definindo para impulsionar um progresso sem precedentes na indústria de publicidade de áudio. Ao permitir que os anunciantes insiram anúncios interativos dinamicamente em conteúdo de rádio ao vivo, a ferramenta abre caminho para comunicação instantânea e bidirecional que não só aumentará as conversões, mas também criará vínculos mais fortes entre anunciantes e públicos de rádio valiosos", afirma Michal Marcinik, CEO e fundador da AdTonos.

Veja também:
> Artigo "O rádio caminha para se consolidar como um meio híbrido"

A AdTonos é uma plataforma de publicidade de áudio programática que conecta anunciantes com os veículos digitais, tendo o rádio via streaming um importante campo de atuação. Esse tipo de mercado programático está em expansão, inclusive no Brasil. Empresas de streaming e de tecnologia, como a brasileira MobRadio, já atuam nessa frente de anúncios programáticos em áudio.

Outro detalhe curioso é o fato da alemã Audi estar novamente envolvida na evolução de ferramentas utilizadas pelo rádio. No caso britânico, a montadora aparece como anunciante, mas anteriormente a marca participa dos esforços de evolução do rádio híbrido, tecnologia que combina o sinal de rádio AM/FM com metadados (destaque para o streaming). Esse movimento também colabora com a evolução da publicidade em áudio.

Leia mais:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do Radio Today UK

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24549-tendencias-alexa-conta-com-anuncios-interativos-de-radio-na-inglaterra