Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2021 @ 07:30

Panorama: Band FM, Nativa FM e Jovem Pan FM avançam em audiência na Grande São Paulo

São Paulo - Alpha FM segue posicionada no top 3 do ranking FM de audiência. Transcontinental completa o top 5 e Antena 1 ganha posição

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou nesta quinta-feira (7) a primeira atualização da medição de audiência feita pela Kantar Ibope Media em 2021, dados que são válidos pelo último trimestre cheio de 2020 (outubro a dezembro). A pesquisa ainda contempla o período eleitoral, que costuma impactar negativamente a audiência de rádio. No geral, o FM viu uma leve retração em sua média de ouvintes por minuto, mas vários destaques com avanços foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2020):

adstexto

Sem mudanças no top 5, mas com avanços

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua sozinha na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição realizada pela Kantar Ibope Media. E mais: teve o seu terceiro avanço de audiência consecutivo em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Além de ampliar novamente o teto da pesquisa, o novo crescimento também isola um pouco mais a Band FM no topo do ranking FM de audiência em São Paulo, posição que também é defendida pela emissora em filtros como o alcance. 

E a "dobradinha da Band" continua no topo da audiência FM em São Paulo. A Nativa FM 95.3 (popular) segue na vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e retoma a condição em períodos como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A emissora teve avanço em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior, mas ainda é seguida pela Alpha FM 101.7 no top 3 (rádio líder no adulto-contemporâneo).

O outro avanço no top 5 foi visto no índice da Jovem Pan FM 100.9 (jovem-adulto/pop-jornalismo), rádio que cravou o seu melhor índice na comparação com os últimos dois ciclos da pesquisa, isso no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Neste caso, a Jovem Pan aparece mais próxima do top 3 em filtros gerais.

Estável nas medições mais recentes, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) segue em destaque ao permanecer no top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em filtros comerciais.

Sequência do top 10

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) se consolidou na sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio está nesta condição nas três atualizações mais recentes da pesquisa. A 98.5 FM está mais próxima do top 5 do que da sequência do ranking.

Ainda pelo 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) se destacou ao voltar a ganhar posição, aparecendo em sétimo geral também em filtros comerciais. A rádio é seguida de perto pela 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) e pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Kiss FM 92.5 (adulto/rock), emissora que vem de altas expressivas na reta final de 2020, manteve sua condição de destaque no top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não estando distante das rádios que aparecem à frente dela nesse filtro.

Destaque também para a NovaBrasil FM 89.7 (adulta/nacional), emissora que aparece muito próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e avança para a lista das dez primeiras nos filtros comerciais de segunda à sexta-feira.

Mais destaques

Praticamente estáveis em relação à medição passada, as emissoras Rádio Mix FM 106.3 (jovem-adulto/pop) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes da pesquisa. A Mix aparece mais próxima da NovaBrasil no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Bem próximo da Disney, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta na sequência com 105 FM 105.1 (popular/esportes), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes). Detalhe para os avanços vistos nos índices dessas três emissoras na comparação com a medição passada.

BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) também se destacam ao estarem muito próximas dessa disputa por colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo também a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) logo na sequência (rádio que também variou de forma positiva em audiência).

Retorno do "face to face" na pesquisa

A medição atual também cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março do ano passado, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

A normalização foi iniciada no banco de setembro de 2020, com o retorno da modalidade "face to face", impactando assim de forma parcial nas últimas atualizações. 

Veja também:
> Panorama: Rádio cresce de novo e São Paulo fecha o ano com 19 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes alcançados
> Panorama: Nativa FM e Alpha FM definem vice-liderança nos detalhes. Band FM segue líder em São Paulo

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24721-panorama-band-fm-nativa-fm-e-jovem-pan-fm-avancam-em-audiencia-na-grande-sao-paulo