Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 09 de Dezembro de 2020 @ 07:30

Panorama: Nativa FM e Alpha FM definem vice-liderança nos detalhes. Band FM segue líder em São Paulo

São Paulo - Kiss FM mantém trajetória de alta em audiência. Meio observa possível impacto do período eleitoral

Publicidade

São Paulo acompanhou nesta terça-feira (8) a última atualização da pesquisa de audiência a ser conhecida pelo mercado em 2020, banco este que já conta com o retorno integral do "face to face" (saiba mais no complemento do texto abaixo), apesar dessa modalidade de entrevistas estar reduzido. A medição, que é realizada regularmente pela Kantar Ibope Media, abrange um período em que o rádio contou com a propaganda eleitoral obrigatória, que não costuma ser positiva ao meio. 

Com mais obrigações eleitorais em seus intervalos comerciais, o rádio viu uma ligeira oscilação negativa no universo de ouvintes em filtros gerais, mas ainda é um valor superior à medição retrasada. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2020):

Líder disparada e briga pela vice-liderança geral

Chama a atenção do meio paulistano a disputa pela vice-liderança geral travada por duas FMs de formatos diferentes. A Nativa FM 95.3 (popular) mantém a segunda colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) cravando um índice muito próximo. A diferença entre as duas FMs é inferior a 1 mil ouvintes por minuto nesse filtro. A vantagem da Nativa FM é ampliada sem a soma do WEB, enquanto a Alpha FM 101.7 mantém e cresce na vice-liderança de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB).

São Paulo também observa a estabilidade nos índices de rádios importantes. Uma delas é a Band FM 96.1 (popular/hits), que vem se mantendo no mesmo patamar de audiência (variou de forma positiva na comparação com a medição anterior), fato que a posiciona de forma isolada na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa.

Rádios como Jovem Pan FM 100.9 (jovem-adulto/jornalismo) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), que completam o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estão isoladas em suas respectivas colocações e não observaram variações significativas em seus índices na comparação com a pesquisa passada em filtros gerais.

Outra emissora que segue em destaque e aparece estável na medição atual é a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits). Isso consolidou a rádio na sexta colocação geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição conquistada a partir da pesquisa anterior.

Mais destaques do top 10

89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), próximas da Metropolitana FM nos filtros gerais e também em períodos comerciais (de segunda à sexta-feira).

A Kiss FM 92.5 (adulta/rock) foi um dos destaques da medição atual ao apresentar mais uma variação positiva em seu índice de audiência. Com isso, a emissora se aproxima de vez da Gazeta FM 88.1 (popular/hits). E essas duas estações não estão distantes das rádios que aparecem à frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) avançou uma colocação na comparação com a pesquisa passada, sendo a primeira FM posicionada na sequência do 10. A emissora é acompanhada pelas emissoras Rádio Mix FM 106.3 (jovem-adulto/pop) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits).

Sequência

Três estações cravaram marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), diferenças que não chegam a 1 mil ouvintes por minuto nesse filtro. 105 FM 105.1 (popular/esportes), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) aparecem na sequência do ranking FM, definindo nos detalhes as suas colocações.

Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) estão na sequência, também muito próximas no ranking. A Energia 97 ampliou sua média em relação à medição anterior no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Retorno do "face to face" na pesquisa

Conforme indicado no início desse panorama, a medição atual cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet. O mesmo ocorreu no banco de março, a partir do dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

A volta dos entrevistadores foi iniciada no banco de setembro, tendo o trimestre atual com todos os meses contando com entrevistas do tipo "face to face". Porém, as equipes não estão completas por causa do coronavírus, ou seja, o volume de entrevistas feitas nessa modalidade é inferior ao período que antecede a pandemia. 

Veja também:
> Panorama: Nativa FM faz dobradinha de audiência com a Band FM em filtros gerais. Metropolitana FM dispara em São Paulo
> Panorama: São Paulo passa a contar com 19 FMs acima da marca de 1 milhão em alcance

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.