Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021 @ 07:30

Tendências | Alexa avança para automóveis. Amazon permite que montadoras integrem a assistente

São Paulo - Fiat Chrysler já anunciou que o sistema integrado com a Alexa, novidade que está em fase de testes

Publicidade

Na sexta-feira (15) a Amazon anunciou uma novidade que interessa diretamente o mercado de rádio. A empresa passou a permitir a inclusão da Alexa nos sistemas de infoentretenimento das montadoras automotivas. Ou seja, será possível contar com a assistente com inteligência artificial como ferramenta padrão nos carros que optarem pelo sistema. A Fiat Chrysler é a primeira a anunciar publicamente que terá a Alexa em seus automóveis.

adstexto

A integração acontece através da plataforma Alexa Custom Assistant, que permite a adaptação da assistente da Amazon nos dispositivos embarcados pelas montadoras. E, segundo o portal Tecnoblog, o projeto anunciado pela Fiat Chrysler está no início, sem a divulgação de como a assistente da Amazon trabalhará em seus sistemas multimídias/infoentretenimento.

Uma coisa é fato: o movimento da Amazon não é isolado. Empresas donas de assistentes concorrentes, como Google e Apple, também esperam fazer com que os fabricantes de automóveis integrem suas tecnologias aos sistemas de infoentretenimento no carro, segundo reportagem veiculada pela norte-americana CNBC.

"A verdadeira maneira de você querer interagir com um assistente de voz em seu carro é instalá-lo", disse o chefe de dispositivos da Amazon, Dave Limp, à CNBC na sexta-feira (15). A empresa já contava com um dispositivo chamado Echo Auto desde 2018, que também permitia essa integração.


Assista acima a apresentação da plataforma Alexa Custom Assistant

O que isso pode significar para o rádio?

Os sistemas de infoentretenimento e multimídia dos automóveis é um local onde o rádio FM/AM costuma reinar como opção de mídia, principalmente em países como os Estados Unidos, onde a audiência está totalmente atrelada aos deslocamentos diários da população.

Saiba mais:
> Estudo da Strategy Analytics aponta como que o rádio pode manter a sua relevância em automóveis conectados

A entrada da Alexa e de outros assistentes com inteligência artificial amplia o leque de opções de serviços e mídia para os usuários dos automóveis. E isso é sempre lembrado como uma preocupação relevante para o setor, conforme debates realizados nos últimos congressos da NAB Show, nos Estados Unidos.

De qualquer forma, os assistentes também estão ajudando a popularizar o rádio nas residências, sendo uma espécie de 'novo rádio', já que se conectam facilmente ao streaming das estações. E a população tem usado com frequência os dispositivos para esse fim. E é possível que essa integração via Alexa Custom Assistant possa ocorrer com outros serviços do infoentretenimento dos veiculos, como o próprio rádio FM/AM.

A Alexa também está envolvida no desenvolvimento da criação de entrega de publicidade personalizada e interativa através do streaming de rádios, conforme relatado anteriormente pelo tudoradio.com.


Apresentação da Amazon sobre o gadget veicular, o Echo Auto, em um evento em 2018 / Crédito: Todd Haselton - CNBC

Leia também:
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Relatório aponta ampla liderança do rádio nos carros e crescimento do áudio online nos Estados Unidos

Comandos de voz em veículos

Usar comandos de voz para obter acesso rápido à funções oferecidas no infoentretenimento de um automóvel não é algo novo. Alguns modelos contam com seus próprios assistentes, onde também é possível interagir com o receptor de rádio, utilizando inclusive dados do RDS das estações. 

E, para aqueles equipamentos multimídias que contam com CarPlay (Apple) e AndroidAuto, os respectivos assistentes dessas empresas ficam disponíveis nos automóveis, mas neste caso ainda é preciso a presença do smartphone do usuário. A ideia do Alexa Custom Assistant é justamente embarcar o assistente de forma nativa e personalizada.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da CNBC e do Tecnoblog

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24768-tendencias-alexa-avanca-para-automoveis-amazon-permite-que-montadoras-integrem-a-assistente