Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 04 de Novembro de 2020 @ 07:31

Tendências | Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler

São Paulo - Daimler AG é a montadora alemã responsável por marcas como Mercedes-Benz. DTS Connected Radio integrará o painel multimídia

Publicidade

Um anúncio feito na segunda-feira (2) movimentou a indústria de rádio em todo o mundo. A Xperi, responsável pela tecnologia de rádio híbrido conhecida como DTS Connected Radio, tornou pública a parceria fechada com a Daimler AG, montadora que carrega marcas como a Mercedes-Benz. A partir de dezembro, o novo modelo multimídia do Mercedes-Benz S-Class terá a tecnologia de rádio híbrido embarcada em seu sistema. Recentemente outra montadora alemã foi destaque por fazer testes e adotar a tecnologia que mistura ondas terrestres FM/AM com dados de internet. Acompanhe:

O sistema multimídia do Mercedes-Benz S-Class, chamado de Daimler MB User Experience (MBUX), terá o DTS Connected Radio embarcado a partir do próximo mês, com comercialização na Europa, Canadá e Estados Unidos. Na sequência, o modelo também será comercializado no mercado asiático, a partir do próximo ano.

No comunicado sobre a parceria, Jeffy Jury, responsável por receptores automotivos da Xperi, afirma que "os consumidores querem o rádio na frente e no centro do painel - mas eles querem que seja tão rico e envolvente quanto outras plataformas de mídia e experiências, particularmente uma experiência móvel".

Assim como outros modelos e tecnologias de rádio híbrido, o DTS Connected Radio amplia a oferta de serviços do rádio para os ouvintes e também para os anunciantes, pois a audiência deixa de ser passiva. Há a possibilidade de interação entre ouvinte e rádio, o sinal de FM é alternado para o streaming em caso de recepção ausente, é possível a entrega de publicidade personalizada pelas rádios e clientes, entre outras vantagens da mescla "sinal terrestre e dados de internet".


Central de comandos e entretenimento do MBUX S-Class / Divulgação

"Estamos orgulhosos de fazer parte do novo sistema multimídia MBUX de última geração com nossa plataforma DTS Connected Radio, que está redefinindo a experiência de escuta de rádio no painel", afirma Jeff Jury, que completa dizendo que "estamos fazendo parceria com a Daimler para ajudar a tornar o que eles chamam de 'Terceiro Lugar' - um refúgio entre a casa e o local de trabalho - mais agradável", declara o executivo.

Segundo a Xperi durante o anúncio da parceria, de acordo com a Strategy Analytics, o rádio é o recurso de painel 'obrigatório' número um e o mais usado nos Estados Unidos, quando comparado a outras ofertas de streaming. 

A DTS é uma subsidiária integral da Xperi, que também detém os direitos de tecnologia do HD Radio. O sistema de rádio híbrido está disponível em 48 países, segundo a própria empresa, que afirma também contar com o “maior banco de dados de metadados de rádio no mundo”, com cerca de 48 mil estações de rádio e milhões de faixas, álbuns e biografias de artistas.

"O DTS Connected Radio apresenta uma grande e bela arte, informações abrangentes sobre artistas e álbuns e imagens, músicas, playlists, recomendações de conteúdo, letras, eventos locais, podcasts e muito mais, enriquecendo as transmissões de milhares de estações de rádio em todo mundo", afirma o comunicado da empresa, no anúncio da parceria com a Daimler AG.

Veja também:
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

Análise: a indústria de rádio está atenta aos carros conectados

O mercado de carros conectados deve avançar rapidamente por praticamente todos os mercados, inclusive no Brasil. Tanto que anúncios feitos como a parceria entre FCA (Fiat Chrysler Automóveis) e a TIM Brasil (operadora) para deixar os automóveis on-line é algo comum. E o avanço de sistemas como Apple CarPlay e Android Auto nos mais diversos sistemas de multimídia automotivos também é algo considerável, inclusive na frota brasileira.

Isso amplia a oferta de mídia dos automóveis, local onde o rádio costuma ser hegemônico em praticamente todos os países. E a entrada de tecnologias como rádio híbrido e novas ferramentas de rádio via streaming para sistemas automotivos são possibilidades de manter o rádio na liderança do consumo de mídia em carros, como também ampliar a oferta de serviços para ouvintes e anunciantes.

Além de mais possibilidades para os ouvintes, que não deixam de ouvir a sua rádio preferida quando a sua recepção FM/AM está ausente como mostraram as apresentações feitas pela Audi, o carro conectado permite também medir a eficiência da publicidade no rádio, como a pesquisa realizada pela GM nos Estados Unidos.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Rádio híbrido, conexão, Mercedes-Benz, DTS, Xperi, carros conectados, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.