Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 04 de Novembro de 2020 @ 07:31

Tendências | Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler

São Paulo - Daimler AG é a montadora alemã responsável por marcas como Mercedes-Benz. DTS Connected Radio integrará o painel multimídia

Publicidade

Um anúncio feito na segunda-feira (2) movimentou a indústria de rádio em todo o mundo. A Xperi, responsável pela tecnologia de rádio híbrido conhecida como DTS Connected Radio, tornou pública a parceria fechada com a Daimler AG, montadora que carrega marcas como a Mercedes-Benz. A partir de dezembro, o novo modelo multimídia do Mercedes-Benz S-Class terá a tecnologia de rádio híbrido embarcada em seu sistema. Recentemente outra montadora alemã foi destaque por fazer testes e adotar a tecnologia que mistura ondas terrestres FM/AM com dados de internet. Acompanhe:

O sistema multimídia do Mercedes-Benz S-Class, chamado de Daimler MB User Experience (MBUX), terá o DTS Connected Radio embarcado a partir do próximo mês, com comercialização na Europa, Canadá e Estados Unidos. Na sequência, o modelo também será comercializado no mercado asiático, a partir do próximo ano.

No comunicado sobre a parceria, Jeffy Jury, responsável por receptores automotivos da Xperi, afirma que "os consumidores querem o rádio na frente e no centro do painel - mas eles querem que seja tão rico e envolvente quanto outras plataformas de mídia e experiências, particularmente uma experiência móvel".

Assim como outros modelos e tecnologias de rádio híbrido, o DTS Connected Radio amplia a oferta de serviços do rádio para os ouvintes e também para os anunciantes, pois a audiência deixa de ser passiva. Há a possibilidade de interação entre ouvinte e rádio, o sinal de FM é alternado para o streaming em caso de recepção ausente, é possível a entrega de publicidade personalizada pelas rádios e clientes, entre outras vantagens da mescla "sinal terrestre e dados de internet".


Central de comandos e entretenimento do MBUX S-Class / Divulgação

"Estamos orgulhosos de fazer parte do novo sistema multimídia MBUX de última geração com nossa plataforma DTS Connected Radio, que está redefinindo a experiência de escuta de rádio no painel", afirma Jeff Jury, que completa dizendo que "estamos fazendo parceria com a Daimler para ajudar a tornar o que eles chamam de 'Terceiro Lugar' - um refúgio entre a casa e o local de trabalho - mais agradável", declara o executivo.

Segundo a Xperi durante o anúncio da parceria, de acordo com a Strategy Analytics, o rádio é o recurso de painel 'obrigatório' número um e o mais usado nos Estados Unidos, quando comparado a outras ofertas de streaming. 

A DTS é uma subsidiária integral da Xperi, que também detém os direitos de tecnologia do HD Radio. O sistema de rádio híbrido está disponível em 48 países, segundo a própria empresa, que afirma também contar com o “maior banco de dados de metadados de rádio no mundo”, com cerca de 48 mil estações de rádio e milhões de faixas, álbuns e biografias de artistas.

"O DTS Connected Radio apresenta uma grande e bela arte, informações abrangentes sobre artistas e álbuns e imagens, músicas, playlists, recomendações de conteúdo, letras, eventos locais, podcasts e muito mais, enriquecendo as transmissões de milhares de estações de rádio em todo mundo", afirma o comunicado da empresa, no anúncio da parceria com a Daimler AG.

Veja também:
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

Análise: a indústria de rádio está atenta aos carros conectados

O mercado de carros conectados deve avançar rapidamente por praticamente todos os mercados, inclusive no Brasil. Tanto que anúncios feitos como a parceria entre FCA (Fiat Chrysler Automóveis) e a TIM Brasil (operadora) para deixar os automóveis on-line é algo comum. E o avanço de sistemas como Apple CarPlay e Android Auto nos mais diversos sistemas de multimídia automotivos também é algo considerável, inclusive na frota brasileira.

Isso amplia a oferta de mídia dos automóveis, local onde o rádio costuma ser hegemônico em praticamente todos os países. E a entrada de tecnologias como rádio híbrido e novas ferramentas de rádio via streaming para sistemas automotivos são possibilidades de manter o rádio na liderança do consumo de mídia em carros, como também ampliar a oferta de serviços para ouvintes e anunciantes.

Além de mais possibilidades para os ouvintes, que não deixam de ouvir a sua rádio preferida quando a sua recepção FM/AM está ausente como mostraram as apresentações feitas pela Audi, o carro conectado permite também medir a eficiência da publicidade no rádio, como a pesquisa realizada pela GM nos Estados Unidos.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Rádio híbrido, conexão, Mercedes-Benz, DTS, Xperi, carros conectados, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.