Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 14 de Maio de 2020 @ 07:31

Tendências | Com publicidade direcionada e maior dados de audiência, rádio híbrido da Audi chega à América do Norte em 2020

São Paulo - Anúncio foi feito ontem (13) durante apresentação da montadora no NAB Show Express. Rádio híbrido é indicado como futuro do rádio nos carros

Publicidade

A montadora Audi afirmou que irá disponibilizar a sua versão de receptor de rádio híbrido em modelos de carros que serão comercializados em 2020 nos Estados Unidos e no Canadá. O sistema, que já está presente na Europa desde 2017, realiza uma integração completa entre a transmissão de rádio via FM/AM e dados de internet. O rádio híbrido é dado como um dos futuros mais promissores para a radiodifusão e tem sido debatido nas últimas edições do NAB Show.

Christian Winter, engenheiro de desenvolvimento de mídia / rádio da Audi, realizou ontem (13) uma apresentação sobre o sistema de rádio híbrido da montadora. As vantagens para as emissoras é a possibilidade de integrar conteúdos digitais (como áudio via streaming, podcasts, programas on-demand, canais de interatividade e informações adicionais, como logotipos das estações) com a transmissão terrestre (FM/AM).

Ou seja, a emissora de rádio poderá executar campanhas publicitárias personalizadas nos receptores híbridos, já que há conexão automática com dados de internet. E também será possível aferir os impactos dessas campanhas, além de outros dados analíticos sobre a audiência de cada estação.

O sistema híbrido é uma vantagem para o ouvinte: na apresentação de Christian, o engenheiro mostra os testes feitos pela Audi na região de São Francisco (EUA): um vídeo mostra uma FM local sintonizada perdendo o sinal em áreas de sombras e o sistema, entendendo a dificuldade, muda a recepção para o streaming dessa mesma emissora. Quando o sinal FM é restabelecido, o sistema deixa o áudio online e retorna para a recepção terrestre.


Sintonia de uma FM na Califórnia já com a recepção de rádio via internet na área de sombra no sinal da estação

A integração é feita com sinais em FM/AM analógico e também com sinais digitais, como o HD nos Estados Unidos e o DAB+ na Europa. O receptor aproveita todos os dados de RDS e outras informações disponibilizadas pelo FM/AM digital, assim como todos os dados vindos de streaming.

Além de áudio ao vivo, a emissora pode também disponibilizar outros conteúdos de áudio para o ouvinte, como podcasts relacionados com a rádio, outros conteúdos sob demanda e uma maior integração social entre a audiência e a estação.

Segundo Christian, o rádio híbrido é uma alternativa para manter o rádio com acesso fácil e principalmente mais relevante perante a concorrência com outros formatos de mídia. Isso pelo fato das emissoras poderem fornecer serviços adicionais aos seus ouvintes, de forma rápida e facilitada.


Painéis de rádios híbridos da Audi com as rádios dos EUA listadas

Informações adicionais importantes, como logotipos das emissoras, aparecem tanto no receptor do rádio da Audi, como também em outras áreas do carro, como no console próximo ao ar condicionado e no painel do veículo, dependendo do modelo.

A apresentação feita pela Audi foi um dos painéis que tiveram o rádio como tema central no dia de ontem (13), no NAB Show Express. O evento virtual foi uma forma da NAB suprir a não realização do NAB Show 2020, devido a pandemia do novo coronavírus.

Veja também:
> Café da Manhã: Tecnologias híbrido e digital são apontadas como futuro do rádio. Smart-speakers ampliam a audiência
> Novo rádio? Cerca de 60 milhões de pessoas já contam com uma smart speaker nos Estados Unidos
> Rádio é disparado a principal plataforma de consumo de áudio em carros na Alemanha

Tags: NAB Show 2020, Audi, rádio híbrido, receptor, NAB Show Express, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.