Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021 @ 07:31

O Rádio Hoje | Smart speakers já representam 24% da audiência em streaming de rádios de grupo dos EUA

São Paulo - Cumulus Media viu parcela de audiência on-line concentrada em smart speakers saltar de 2% em 2017 para 24% em 2020

Publicidade

Um novo levantamento publicado pela Westwood One colabora com a afirmação de que as "smart speakers podem se tornar o novo receptor residencial de rádio". A Cumulus Media, que está entre os maiores grupos de rádios AM e FM nos Estados Unidos, observou que 24% da audiência via streaming parte das caixas de som com inteligência artificial (as smart speakers). Outro ponto importante é o perfil desse ouvinte: tem um considerável poder aquisitivo e nível educacional. Acompanhe:

adstexto

"A posse de smart speakers aumenta e traz AM / FM de volta para casa", escreve Pierre Bouvard em uma nova postagem no blog do Westwood One. Para se ter uma ideia dessa tendência, dispositivos como Amazon Alexa, Google Home e Apple Home Pod representavam 2% da audiência via streaming em novembro de 2017. Depois pulou para 14% no ano seguinte, indo para 19% em 2019 e, por fim, teve mais um salto em 2020, chegando a 24% da audiência on-line das rádios da Cumulus Media.

O crescimento da audiência on-line de rádio através desses dispositivos acompanha de forma proporcional o avanço de aquisição desses equipamentos por parte da população nos Estados Unidos. A propriedade de smart speakers avançou 7% em 2017 para 35% no terceiro trimestre de 2020.

A afirmação sobre as caixas de som com inteligência artificial serem o "novo receptor de rádio" parte não só do crescimento da audiência digital concentrada nesses dispositivos, mas também na queda da presença de receptores AM/FM nas residências nos Estados Unidos. Pensando nisso, desde 2017, há um esforço grande das estações de rádios para informar a população sobre a presença do meio nesses dispositivos. E o resultado tem sido positivo, como mostra a Cumulus.

Segundo reportagem veiculada pelo portal RAIN News, a Cumulus aposta nessa parcela crescente da audiência e já trabalha de forma comercial nessa frente. O grupo reservou uma campanha publicitária com The Southeast Michigan Ford Dealers Association, que funciona como uma pré-execução quando alguém instrui Alexa ou Google Assistant a tocar uma estação de rádio da Cumulus.

Leia mais:
> Alexa avança para automóveis. Amazon permite que montadoras integrem a assistente
> Smart speakers já são uma realidade no consumo de streaming de rádio no Brasil


Crescimento da participação de smart speakers na audiência via streaming de rádios da Cumulus

Atrativos publicitários

O público de rádio que usa as smart speakers pode ser interessante para o mercado publicitário. De acordo com Nielsen Scarborough, o perfil do proprietário desses dispositivos inteligentes inclina-se para empregado e profissional, e supera os índices de pessoas com educação superior nos Estados Unidos, com renda familiar anual de US$ 100.000 ou mais.

Outro ponto levantado pela reportagem do RAIN News é de que os usuários desses dispositivos são um público de áudio ideal para alcançar os compradores de automóveis no mercado dos Estados Unidos, ainda de acordo com Nielsen Scarborough. Os proprietários de smart speakers têm 26% mais chances de estar no mercado para um novo veículo nos próximos 12 meses.

Outro dado interessante do levantamento da Westwood Onde mostra que os consumidores expostos aos anúncios no formato pré-roll em smart speakers executados pela Cumulus eram mais propensos a conhecer a Southeast Michigan Ford Dealers Association, com + 24% mais probabilidade de dizer que estavam "extremamente familiarizados ou muito familiarizados" com a associação anunciante, 42% expostos contra 34% não expostos.


Google Home Mini, dispositivo inteligente que também está disponível no Brasi / Crédito Depositphotos.com

Quem é a Cumulus?

A Cumulus Media é conhecida por contar com FMs e AMs espalhadas pelos principais mercados de rádio dos Estados Unidos. Eu seu cast conta com emissoras como a KABC AM 790 de Los Angeles (news/talk), KNBR FM 104.5 AM 680 de San Francisco (esportes), KSAN The Bone FM 107.7 de San Francisco (classic rock), KMAL FM 105.9 de Washington (news/talk), WKQX FM 101.1 de Chicago (alternative rock), KRBE FM 104.1 de Houston (POP CHR), entre outras.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do portal RAIN News

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24814-o-radio-hoje-smart-speakers-ja-representam-24-da-audiencia-em-streaming-de-radios-de-grupo-dos-eua