Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021 @ 07:30

Tendências | Alexa avança para automóveis. Amazon permite que montadoras integrem a assistente

São Paulo - Fiat Chrysler já anunciou que o sistema integrado com a Alexa, novidade que está em fase de testes

Publicidade

Na sexta-feira (15) a Amazon anunciou uma novidade que interessa diretamente o mercado de rádio. A empresa passou a permitir a inclusão da Alexa nos sistemas de infoentretenimento das montadoras automotivas. Ou seja, será possível contar com a assistente com inteligência artificial como ferramenta padrão nos carros que optarem pelo sistema. A Fiat Chrysler é a primeira a anunciar publicamente que terá a Alexa em seus automóveis.

A integração acontece através da plataforma Alexa Custom Assistant, que permite a adaptação da assistente da Amazon nos dispositivos embarcados pelas montadoras. E, segundo o portal Tecnoblog, o projeto anunciado pela Fiat Chrysler está no início, sem a divulgação de como a assistente da Amazon trabalhará em seus sistemas multimídias/infoentretenimento.

Uma coisa é fato: o movimento da Amazon não é isolado. Empresas donas de assistentes concorrentes, como Google e Apple, também esperam fazer com que os fabricantes de automóveis integrem suas tecnologias aos sistemas de infoentretenimento no carro, segundo reportagem veiculada pela norte-americana CNBC.

"A verdadeira maneira de você querer interagir com um assistente de voz em seu carro é instalá-lo", disse o chefe de dispositivos da Amazon, Dave Limp, à CNBC na sexta-feira (15). A empresa já contava com um dispositivo chamado Echo Auto desde 2018, que também permitia essa integração.


Assista acima a apresentação da plataforma Alexa Custom Assistant

O que isso pode significar para o rádio?

Os sistemas de infoentretenimento e multimídia dos automóveis é um local onde o rádio FM/AM costuma reinar como opção de mídia, principalmente em países como os Estados Unidos, onde a audiência está totalmente atrelada aos deslocamentos diários da população.

Saiba mais:
> Estudo da Strategy Analytics aponta como que o rádio pode manter a sua relevância em automóveis conectados

A entrada da Alexa e de outros assistentes com inteligência artificial amplia o leque de opções de serviços e mídia para os usuários dos automóveis. E isso é sempre lembrado como uma preocupação relevante para o setor, conforme debates realizados nos últimos congressos da NAB Show, nos Estados Unidos.

De qualquer forma, os assistentes também estão ajudando a popularizar o rádio nas residências, sendo uma espécie de 'novo rádio', já que se conectam facilmente ao streaming das estações. E a população tem usado com frequência os dispositivos para esse fim. E é possível que essa integração via Alexa Custom Assistant possa ocorrer com outros serviços do infoentretenimento dos veiculos, como o próprio rádio FM/AM.

A Alexa também está envolvida no desenvolvimento da criação de entrega de publicidade personalizada e interativa através do streaming de rádios, conforme relatado anteriormente pelo tudoradio.com.


Apresentação da Amazon sobre o gadget veicular, o Echo Auto, em um evento em 2018 / Crédito: Todd Haselton - CNBC

Leia também:
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Relatório aponta ampla liderança do rádio nos carros e crescimento do áudio online nos Estados Unidos

Comandos de voz em veículos

Usar comandos de voz para obter acesso rápido à funções oferecidas no infoentretenimento de um automóvel não é algo novo. Alguns modelos contam com seus próprios assistentes, onde também é possível interagir com o receptor de rádio, utilizando inclusive dados do RDS das estações. 

E, para aqueles equipamentos multimídias que contam com CarPlay (Apple) e AndroidAuto, os respectivos assistentes dessas empresas ficam disponíveis nos automóveis, mas neste caso ainda é preciso a presença do smartphone do usuário. A ideia do Alexa Custom Assistant é justamente embarcar o assistente de forma nativa e personalizada.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da CNBC e do Tecnoblog

Tags: Alexa, Amazon, tendências, digital, automóveis, carro, rádio, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.