Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021 @ 07:31

Antena 1 divulga marca expressiva de acessos ao seu streaming de áudio através da Alexa

São Paulo - Campanha feita pela emissora colabora com a percepção sobre o avanço das smart speakers no Brasil

Publicidade

Nos últimos meses, a redação do tudoradio.com tem acompanhado e noticiado o avanço no uso de dispositivos inteligentes para se consumir conteúdos gerados por emissoras de rádio. Smart speakers de marcas como Amazon e Google avançam pelo mercado nacional. E uma campanha realizada recentemente pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo colabora com essa adesão por parte dos brasileiros, divulgando a quantidade média de sessões que sua "skill" teve na Alexa. Acompanhe:

adstexto

Segundo a campanha veiculada pela Antena 1, a rádio teve uma média de 60 mil sessões por semana em sua skill (similar à aplicativo, sendo a habilidade da assistente) na Alexa. Ou seja, esse é o número de vezes que o comando "Alexa, abra Antena 1" foi executado em 7 dias, no período analisado pela emissora (12 de outubro de 2020 a 4 de janeiro de 2021, usando o Alexa Analytics, que é a plataforma que providencia a medição no dispositivo da Amazon).

Esse número exposto pela Antena 1 é bastante expressivo e está em tendência de alta. Com isso, a rádio de formato adulto-contemporâneo tem ampliado a sua presença digital através da smart speaker, lembrando que a Antena 1 é uma rádio que conta com investimentos expressivos em ferramentas digitais e sua skill está ativa desde o segundo semestre de 2019, antes mesmo do lançamento oficial dos dispositivos inteligentes da Amazon no Brasil.

A campanha da Antena 1 colabora com outros dados que mostram o avanço das smart speakers no uso delas para se ter acesso ao conteúdo de rádio. Um levantamento recente da Westwood One mostrou que 24% da audiência on-line de rádios do grupo Cumulus Media (EUA) já está concentrada em dispositivos inteligentes (Amazon com a Alexa, Apple com a Siri e o Google).


Campanha veiculada pela Antena 1 / Reprodução Linkedin

Recentemente, a 26ª edição do Painel tudoradio.com abordou esse crescimento digital do rádio, tendo dispositivos inteligentes como um dos pilares dessa inovação. E a última Black Friday pode ter impulsionado ainda mais a presença da Alexa nos lares brasileiros, já que a Amazon chegou a comercializar a Amazon Echo Dot por R$189,00. O produto chegou a ficar esgotado para entrega imediata entre o final de dezembro e começo de janeiro.

Veja também:
> Alexa avança para automóveis. Amazon permite que montadoras integrem a assistente
> Parceira do rádio, smart-speakers impulsionam outros dispositivos inteligentes nas residências
> MobRadio investe em soluções integradas à Alexa e mostra case em radioweb sobre inclusão social
> Novo rádio? Cerca de 60 milhões de pessoas já contam com uma smart speaker nos Estados Unidos

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24829-antena-1-divulga-marca-expressiva-de-acessos-ao-seu-streaming-de-audio-atraves-da-alexa