Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2021 @ 07:30

O Rádio Hoje | Estudo da Alter Agents destaca o valor da conexão pessoal do rádio com os seus ouvintes. Credibilidade do áudio é alta

São Paulo - Levantamento foi encomendado e divulgado pela Entercom (EUA). Áudio tem forte potencial em geração de negócios

Publicidade

Um estudo divulgado pela Entercom, segundo maior grupo de rádios FM/AM dos Estados Unidos, elaborado pela Alter Agents, mostra a força do rádio na conexão pessoal com seus ouvintes e o potencial do áudio na geração de negócios para o mercado. O levantamento destacou que 34% dos ouvintes de estações AM/FM agiu ao ouvir no ar uma recomendação de um comunicador durante um comercial. O áudio também é considerado a fonte de mídia mais confiável entre os norte-americanos. Acompanhe:

adstexto

A apresentação destaca que "conteúdo local e influenciadores locais impulsionam a ação", destacando o papel do radialista (comunicador e/ou apresentador) na ação tomada por seus ouvintes, que é baseada em confiança. É nesse ponto que 34% da audiência diz agir após uma recomendação dada pela personalidade que está no ar, isso durante um comercial.

O áudio também é fonte poderosa na conversão de mídia em negócio para os anunciantes. Ele detém um índice de 57% em imersão por tipo de mídia, contra 54% em anúncios de vídeos sob demanda, 54% de vídeos digitais, 52% de TV linear e 52% para mídias sociais. A imersão é importante, pois ela é um preditivo de vendas. Ou seja, o investimento de mídia colocado em áudio terá mais chances de se transformar em negócio concretizado.

Em relação a confiança do público, o áudio também leva uma vantagem considerável. Ele é considerado como mídia confiável por 69% do público pesquisado pela Alter Agents, seguido por TV (64%), Google (60%), mídia impressa (57%), mídias sociais (56%), YouTube (47%) e serviços de streaming on-demand (44%, categoria que abrange Spotify, Pandora, entre outros). Os dados são relativos ao mercado dos Estados Unidos.

"O áudio é o meio mais poderoso, ele nos une por meio de experiências compartilhadas, nos move emocionalmente e nos leva agir. Como os profissionais de marketing serão desafiados a chamar a atenção do consumidor, o áudio, como nenhuma outra mídia, oferece uma experiência imersiva, que estimula a memorização, a confiança e a conexão" afirma Idil Cakim, senior VP de pesquisas e insights da Entercom.


Além da credibilidade, o áudio e o rádio contam com uma forte conexão emocional com os ouvintes / Crédito imagem: Depositphotos.com

Esses insights foram divulgados pela Futura TopLine, relacionados à pesquisa da Alter Agents, encomendada pela Entercom, registrado como em 2021, mercado dos Estados Unidos.

Recomendamos:
> Percepção de profissionais de mídia sobre o consumo de rádio é diferente do que mostra a realidade
> Share of Ear 2020: Rádio FM/AM segue líder no consumo de áudio nos Estados Unidos. Streaming avança
> Vacina contra a covid-19 é indicada como peça-chave para a retomada econômica da comunicação

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24868-estudo-da-alter-agents-destaca-o-valor-da-conexao-pessoal-do-radio-com-os-seus-ouvintes-credibilidade-do-audio-e-alta