Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2021 @ 07:29

Tendências | Sistema possibilita personalizar formato e grade musical de uma estação de rádio

São Paulo - Ouvintes de uma mesma estação podem ouvir músicas de estilos diferentes devido a possibilidade de personalizar o playlist da rádio

Publicidade

Um sistema em desenvolvimento na Europa pretende dar um salto na possibilidade de personalizar ainda mais a experiência de se ouvir rádio. Através da ferramenta será possível escolher qual o formato de programação musical que se deseja ouvir, enquanto outros conteúdos da estação, como locução, talk-shows e intervalos comerciais, serão mantidos os mesmos para todos os ouvintes. Em resumo: um ouvinte A pode ouvir uma playlist rock enquanto o ouvinte B opta por sertanejo, mas ambos ouvirão o mesmo programa, comunicador e intervalo comercial.

adstexto

O sistema, desenvolvido pela equipe digital da Radio / Tele FFH, faz parte do programa “Audio Innovation”, com State Media Authority da North Rhine-Westphalia financiando este projeto de desenvolvimento. Segundo reportagem do portal alemão Radioszene, o sistema que personaliza a programação já está em uso no HIT RADIO FFH, no Harmony.fm e será, em breve, ser disponibilizado para outras rádios.

De acordo com a reportagem alemã, o software Simulcast Replacer da tecnologia FFH+ troca faixas de música em tempo real no programa ao vivo (simulcast), com base nas escolhas feitas pelo ouvinte. "Todo o conteúdo editorial, como artigos, apresentações, entrevistas, notícias, previsão do tempo e serviços, são mantidos", afirma o texto relacionado à tecnologia que está em teste.

“A força do rádio está na paixão dos fabricantes. Nossos comunicadores fazem parte da rotina diária de muitas pessoas. Eles os amam e gostam de usar as informações regionais da equipe de notícias e repórteres. Agora podemos otimizar ainda mais a seleção de músicas para nossos ouvintes - dependendo de seu gosto”, diz Roger Hofmann, chefe de digital da HIT RADIO FFH. 

Segundo o desenvolvedor, a tecnologia foi pensada para funcionar em todos os dispositivos digitais, com acesso à dados de internet. Ou seja, estará disponível para quem ouve rádio via streaming, seja em smart speakers (caixas de som com inteligência artificial, como Amazon Alexa ou Google Home), navegadores da web, receptores híbridos de rádio com acesso ao streaming ou sistemas de mídia automotivos. 

O sistema, que segue em desenvolvimento, conta com o interesse da indústria de rádio alemã. Segundo o portal Radioszene, em cooperação com a Radio NRW e outros parceiros, um protótipo para o Simulcast Replacer Service será criado nas próximas semanas.

Mais Europa:
> Mais ecológico, rádio digital cresce na Alemanha e é consumido por mais 60% das famílias
> Nielsen: Rádio segue forte na Noruega em audiência e investimento publicitário
> Mesmo com a pandemia, consumo de rádio na Alemanha segue elevado. Meio atinge 93,5% da população
> Estimativa aponta que rádio terrestre representa entre 85 e 90% do total do consumo do meio na Europa


Arte relacionada à nova tecnologia FFH + / crédito: Radioszene

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da FFH e do portal Radioszene. Colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26169-tendencias-sistema-possibilita-personalizar-formato-e-grade-musical-de-uma-estacao-de-radio