Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Setembro de 2021 @ 07:31

O Rádio Hoje | Nielsen: Rádio segue forte na Noruega em audiência e investimento publicitário

São Paulo - Dados da Nielsen destacam o desempenho positivo do rádio em país que é lembrado pelo "desligamento do FM analógico"

Publicidade

A Nielsen divulgou um relatório que destaca o desempenho positivo do rádio na Noruega, país europeu que é constantemente lembrado na indústria pelo “fim do FM”. Conforme já elucidado pelo tudoradio.com anteriormente, a transmissão de rádio na Noruega segue ativa, porém é representada pelo formato de recepção digital (via ondas, no DAB +). E a procura pelo rádio durante a pandemia ocorreu no mesmo nível dos anos anteriores, mesmo com as mudanças de hábitos impostas pela covid-19. A Nielsen destaca que o rádio segue como "uma forma poderosa de alcançar todos os grupos demográficos" noruegueses. Acompanhe:

O destaque da Nielsen afirma que as escutas seguiram altas na pandemia, mesmo com muitas pessoas passando mais tempo em casa durante todo o ano de 2020. “Na verdade, quase metade da faixa etária de 10 a 19 anos e a de 20 a 29 anos na Noruega são ouvintes diários” de rádio, afirma o texto da Nielsen.

O comportamento da escuta de rádio na Noruega é similar ao que a Nielsen observa nos Estados Unidos. “Mais de oito em cada dez consumidores nos Estados Unidos afirmam estar ouvindo tanto ou mais rádio do que antes da pandemia. O mesmo ocorreu com os noruegueses, já que a Nielsen Radio Measurement descobriu que 61% da população com mais de 10 anos sintonizava rádio por mais de uma hora (1h30 em média) por dia”, afirma a empresa especializada em medição de audiência.

Segundo a Nielsen, essa forte audiência de rádio vista na Noruega permaneceu forte à medida que as restrições relacionadas à pandemia do novo coronavírus foram suspensas. "O rádio atingiu quase 3 milhões de noruegueses diariamente em junho de 2021", ou seja, similar com o patamar máximo em 2020, segundo a Nielsen.

A Nielsen ainda aponta que houve 19% de incremento no investimento em anúncios no rádio norueguês. "Como resultado do forte engajamento, os anunciantes gastaram 2 bilhões de coroas norueguesas (valor bruto) no rádio em 2020. E conforme algumas atividades do consumidor voltam ao normal, essa tendência continuou ao longo de 2021, à medida que os anunciantes continuam a ver o rádio como um tipo de mídia valioso", afirma a Nielsen, referente ao peso do veículo para os anunciantes europeus.


O aumento em gastos com anúncios de rádio de janeiro a julho de 2021 foi de 19%, segundo a Nielsen

Segundo a Nielsen, marcas e empresas dos setores de eletroeletrônicos, mantimentos, informações e serviços, remédios e saúde e automóveis e equipamentos automotivos, estes que "proporcionam comodidade e itens essenciais ao dia a dia do consumidor" de acordo com a Nielsen, lideraram o ranking em gastos com publicidade no rádio norueguês.

Também de acordo com a Nielsen, durante a época de férias, "os noruegueses continuam seus hábitos diários de sintonia, mesmo quando viajam para suas residências de verão. Ouvir no escritório doméstico ou nas residências de verão durante as férias também pode durar. O rádio veio para ficar", destaca o relatório.

Veja também:
> Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia

Estratégia digital para alcançar públicos mais jovens e a força do rádio via ondas

Segundo o relatório da Nielsen, muitas empresas norueguesas, que atuam como anunciantes, estão considerando as plataformas de rádio digital como uma forma de alcançar melhor o público mais jovem. Por lá, a Nielsen destaca que o surgimento de smart speakers (caixas de som com inteligência artificial) e outros dispositivos conectados, “os ouvintes agora acessam suas estações favoritas além dos meios tradicionais”. 

A Nielsen também destaca que os rádios DAB + (transmissão digital de radiofrequência, via ondas) estão, e de longe, acumulando o maior número de ouvintes no país europeu. Ou seja, a empresa destaca "que os smartphones são relatados como o dispositivo portátil mais popular para ouvir rádio": entre os que ouvem rádio pelo celular, um quarto ouve diariamente e 71% ouvem pelo menos uma vez por semana. 

"Isso oferece uma boa oportunidade de publicidade. Longe da desordem visual, os anunciantes de áudio podem estender o alcance, construindo o reconhecimento da marca e envolver os ouvintes em um ambiente íntimo e pessoal", destaca o relatório da Nielsen sobre a eficiência do rádio tradicional (embora digital na Noruega) para anunciantes.

Situação do rádio via ondas na Noruega

A transmissão de rádio em FM analógico foi desligada em 2017 na Noruega, notícia esta que propagou como o fim do rádio em veículos que não são especializados sobre o assunto. A transmissão via ondas continua existindo, mas em formato digital (DAB + que, neste caso, não pode ser confundido com áudio digital via streaming). A Noruega é o país que conta com a situação mais avançada de transmissão de rádio digital, onde a tecnologia já está em 100% da frota de veículos, segundo relatórios do WorldDAB.

Em números de receptores, a Noruega figura como terceiro país europeu em números absolutos, o que dá uma boa dimensão do avanço da tecnologia (já que o bloco conta com países bem mais populosos e extensos). A frente da Noruega estão o Reino Unido e a Alemanha, estes que ainda seguem com o FM analógico ativo e relevante para a sua população.

O FM analógico noruegues só foi encerrado quando o setor teve a segurança de que toda a população local tinha aderido à nova tecnologia, o DAB +. E as pesquisas atuais demonstram que o quadro não foi alterado.

+ Estimativa aponta que rádio terrestre representa entre 85 e 90% do total do consumo do meio na Europa

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: O Rádio Hoje, audiência, Europa, rádio, investimento, publicidade, digital

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.