Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 07 de Outubro de 2020 @ 07:30

O Rádio Hoje | WorldDAB divulga relatório que mostra o avanço do rádio digital na Europa e Austrália. Reino Unido e Noruega lideram na adesão

São Paulo - Sem FM analógico de alcance nacional, rádio digital terrestre tem seu maior alcance em território norueguês. Avanço da tecnologia nos carros é expressiva

Publicidade

Um levantamento feito pela WorldDAB mostrou que o rádio digital DAB+ continua avançando em alcance e uso entre vários países europeus e também na Austrália, onde a tecnologia está presente. E os números são expressivos, tendo o Reino Unido na liderança em receptores adquiridos, com cerca de 45 milhões de aparelhos. Já a Noruega, país que chamou a atenção da indústria de rádio ao desligar o FMs analógico nacional em 2017, lidera em alcance da transmissão de radiofrequência digital.

O levantamento aponta que são 93 milhões de receptores de rádio digitais adquiridos até o momento na Europa, continente que não tem uma adesão uniforme da tecnologia até o momento. Mas o avanço mais significativo foi visto nos últimos anos e várias nações contam com esforços efetivos para promoverem a adesão da tecnologia, principalmente nos carros.

Quem tem alavancado a adesão da tecnologia é o automóvel, local que é fundamental para a audiência de rádio na Europa, similar ao que ocorre nos Estados Unidos. Um recorte que chama a atenção é o alcance do DAB+ nos carros na Noruega: sem o FM analógico de emissoras nacionais, o rádio digital já chega a 100% da frota automotiva norueguesa.


Número de receptores DAB+ ativos por país / Fonte: WorldDAB

Com o FM analógico operado apenas por estações locais desde 2017, consequentemente, o alcance populacional de DAB + na Noruega é de 99,7%, de acordo com o relatório do WorldDAB. Os noruegueses também aceitaram bem os receptores DAB em suas casas, segundo o levantamento, com uma presença de 73% nas residências.

Recomendamos:
> Publicidade em smart-speakers, avanço do digital na Europa e chip FM em celulares estão no radar do rádio
> Rádio é ouvido por 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisas pela Kantar Ibope Media, diz Inside Radio 2020

O Reino Unido também conta com um esforço para migrar a audiência analógica para a transmissão digital em rádio frequência. Tanto que, em 2019, as escutas em DAB+ e também via streaming já superavam o volume concentrado no FM analógico, este que segue no ar e teve o seu desligamento adiado novamente (inicialmente previsto para 2015, o novo prazo para o encerramento passou a ser 2032).

Já outros países como a França, que tem uma adoção mais lenta da tecnologia, a audiência de rádio está em alta, mas a presença do DAB+ ainda é pequena, com 3.4 milhões de receptores digital, representando uma presença de 13% nas residências. A adoção da tecnologia está muito atrelada com o planejamento adotado por cada país.


Presença dos receptores digitais nas residências / Fonte: WorldDAB

Comparativos: 2019 x 2010

O que mais chamou a atenção da indústria no levantamento da WorldDAB foi o saldo do alcance da tecnologia em apenas 1 ano, apontando que o uso do rádio digital tem uma boa possibilidade de maior assimilação por parte da população nos próximos anos. Na Suíça, o alcance foi de 65% em 2019 para 71% em 2020 (dados comparativos entre o segundo quadrimestre de cada ano).

No Reino Unido o avanço foi de 1% em 1 ano. Já na Holanda o rádio digital avanço de 33% para 39% em dois anos.

Veja também:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da WorldDAB e do portal RAIN News. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio Digital, FM, AM, transmissão, receptores, Europa, tendências

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.