Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Setembro de 2021 @ 07:30

O Rádio Hoje | Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia

São Paulo - A experiência do motorista e dos passageiros é ampliada nos automóveis. Rádio tem benefícios com o avanço

Publicidade

Números atualizados continuam apontando que o futuro (e presente) do rádio passa pela integração com as novas tecnologias, onde as estações podem obter novas vantagens conforme o hábito dos ouvintes muda. E nos carros não é diferente: há um avanço significativo nas opções de mídia e interação tecnológica para motoristas e passageiros. A experiência do usuário fica no centro de qualquer inovação. Porém algo não parece mudar: a hegemonia do rádio nos veículos. E isso gera mais oportunidades. Acompanhe:

São dois pontos principais na evolução tecnológica nos automóveis: as centrais de infoentretenimento avançam e os carros estão cada vez mais inteligentes. Os usuários desejam por isso, ansiosos por transformarem essas centrais em extensões de seus celulares, aproveitando de qualquer conectividade oferecida pelo sistema padrão da montadora ou via Android Auto / Apple CarPlay. Novos hábitos são adicionados entre motoristas e passageiros, mas a audição de rádio segue predominante: para quem escuta áudio no carro diariamente, 87% do nosso tempo é gasto com rádio FM/AM (Share of Ear / Edison Research)

Uma reportagem produzida pela Audacy (segundo maior grupo de rádios dos Estado Unidos) e repercutida pelo portal Inside Radio, destaca que o momento atual é bem diferente daquele observado nas décadas passadas. "Estamos muito longe dos dias em que a experiência de áudio no carro significava simplesmente aumentar o volume", disse o diretor sênior do Audacy Insights, Reggie Shah. 

"Toda a experiência sonora do carro agora é uma prioridade. Os motoristas desfrutam não apenas da música, mas de uma experiência de direção mais ampla. Com smartphones e painéis inteligentes, há mais opções do que nunca para personalizar o que ouvimos quando estamos na estrada", destaca o executivo.

Pensando em manter a sua hegemonia e aproveitar todas as novidades tecnológicas nos automóveis, as emissoras de rádio podem e devem explorar todas essas novas possibilidades, conforme já destacado aqui no tudoradio.com. Isso cria novos negócios, amplia a interação com o ouvinte e torna o rádio ainda mais interessante para quem está no carro, dando a sensação de modernidade do veículo (que é uma justiça, pois o rádio tem essa capacidade de adaptação).

"Algumas marcas estão começando a adotar a interação de voz no anúncio, pedindo aos consumidores que digam 'sim' se quiserem mais informações, orientações ou um desconto”, diz Shah, que completa dizendo “a inovação no espaço de comércio [também] abre oportunidades para os motoristas comprarem seu café, pagarem pela gasolina e qualquer outra coisa que você possa imaginar no painel do carro - tornando a publicidade no carro ainda mais valiosa e acionável".

Relacionadas:
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
> Rádio representa 76% de todo conteúdo de áudio com anúncios. Agências superestimam serviços de streaming

E o rádio pode já explorar esses ambientes, mas passa por adaptações com o uso de dados, possível através do modelo híbrido de atuação. "Melhorias aparentemente simples, como sincronizar comerciais de rádio com a marca visual, ajudam muito a melhorar a experiência do ouvinte e o conhecimento da marca", afirma Shah. Em sua análise, o executivo observou que, em testes recentes, o conhecimento da marca sem ajuda saltou 22 pontos quando os anúncios foram acoplados a elementos visuais no painel do veículo. 

Na ainda ausência desse tipo de integração entre o on e o offline, como o rádio híbrido e o uso via streaming (através de aplicações interativas em sistemas como no CarPlay e Android Auto), as emissoras já podem recorrer ao RDS (Radio Data System) para incrementar o envio de mensagens e oferecer mais serviço através das centrais multimídia dos veículos, essas que estão cada vez mais com telas maiores e mais modernas. O tudoradio.com já repercutiu essa possibilidade recentemente, fato que é citado novamente pela reportagem do Inside Radio e agora na análise da Audacy. A NAB também costuma fazer esse apelo.


Share of Ear Edison Research, 2º trimestre de 2021, com suporte de anúncios, exclui vídeos no YouTube / Crédito arte: Audacy

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da Audacy e do portal Inside Radio

Tags: RDS, Radio Data System, anúncio, publicidade, áudio, tecnologia, FM, rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.