Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2021 @ 07:29

Panorama: 98 FM e Jovem Pan FM avançam em Curitiba. Massa FM segue líder e Ouro Verde FM no top 3

Curitiba - Clube FM, Transamérica e BandNews FM também auxiliam na alta de audiência do meio rádio curitibano

Publicidade

O mercado de Curitiba também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. A medição atual é a última a ser divulgada neste ano de 2021 e mostra uma variação positiva no universo de ouvintes em comparação com a atualização anterior. Várias emissoras auxiliaram na alta do FM curitibano. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2021):

adstexto

Líderes mais próximas

A 98 FM 98.9 (popular/hits) voltou a variar de forma positiva nos principais períodos da pesquisa e, auxiliada também pela variação de concorrentes, passou a ficar mais próxima da primeira colocada geral em audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O avanço da 98 FM também auxiliou a rádio a se distanciar um pouco mais das FMs que aparecem logo na sequência no ranking de audiência.

Antes, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) sustentou a liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e ainda mantém uma vantagem de segurança para as demais FMs medidas no ranking, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Massa FM tem figurado como líder desde o primeiro semestre de 2020.

A Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) também foi um dos destaques da atual medição de audiência. A emissora sustentou a sua presença no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com leve evolução na comparação com a média registrada na pesquisa passada. Detalhe: em 2021, a Ouro Verde FM alcançou um patamar inédito de audiência e, desde então, pouco tem oscilado conforme a pesquisa é atualizada.

Outra emissora que viu nova melhora em seus números foi a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), emissora que segue completando o top 5 nos principais períodos da pesquisa. O novo avanço da 103.9 FM diminuiu a distância que a separa do top 3 e da Caiobá FM 102.3 (popular/hits, que aparece logo à frente no ranking de audiência). O atual volume de audiência da Jovem Pan FM é um dos melhores da FM quando considerado os registros de 2021 e bem acima das médias vistas em 2020.

Também é destaque a manutenção do novo patamar de audiência da Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa), emissora que se mantém mais próxima do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) do que a sequência do ranking FM.

Mais destaques

A Clube FM 101.5 (popular/hits) foi um dos destaques da atual medição de audiência ao apresentar uma variação positiva em sua média, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso a emissora volta a ficar isolada na sétima colocação geral, sendo seguida por uma FM não assinante da pesquisa.

Outra emissora que avançou foi a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), rádio que tem sustentado a nona colocação geral em períodos gerais. Hoje a 100.3 FM conta com uma boa vantagem para as demais FMs que aparecem na sequência no ranking de audiência, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E, ao apresentar nova variação positiva de audiência, a BandNews FM 96.3 (jornalismo) volta a fechar o top 10 nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM é seguida por duas estações não assinantes da pesquisa.

Veja também:
> Panorama: Ouro Verde FM aparece no top 3 de audiência em Curitiba. Massa FM segue líder

 

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista para a região do Bigorrilho, em Curitiba / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26621-panorama-98-fm-e-jovem-pan-fm-avancam-em-curitiba-massa-fm-segue-lider-e-ouro-verde-fm-no-top-3