Sábado, 26 de Fevereiro de 2022 @ 12:14

EBC deve extinguir Rádio MEC AM e Rádio Nacional AM no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Informação foi publicada pelo jornalista Lauro Jardim, no O Globo

Publicidade

O jornalista Lauro Jardim publicou em sua coluna no O Globo desta sexta-feira (25) que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai extinguir, em abril, a Rádio Nacional AM 1130 e a Rádio MEC AM 800 (considerada a primeira rádio oficial no Brasil). A iniciativa da empresa estatal ocorre justamente no ano em que o Brasil celebra os 100 anos do rádio.

adstexto

Segundo as informações de Lauro Jardim, o diretor-geral da EBC, Coronel Roni Pinto, já teria avisado os gestores da estatal sobre a extinção as duas emissoras. O governo federal já havia ensaiado a extinção da Rádio MEC AM em 2019, mas voltou atrás. 

Vale ressaltar que a Rádio Nacional fez sua migração para o dial eFM do Rio de Janeiro. Apesar disso, ela retransmite a programação voltada ao MPB em rede com a Rádio Nacional FM 96.1 de Brasília. A grade atual da Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro é voltada ao formato popular/jornalismo.

Já a Rádio MEC AM é considerada a primeira rádio oficial a transmitir no Brasil. Ela teve início como Rádio Sociedade em 1923 e iria comemorar os 100 anos do rádio no Brasil no ano que vem. Associações de radiodifusão como a ABERT, já estão veiculando campanhas sobre o tema.

Em FM, a Rádio MEC conta com uma programação no formato clássico, diferente da Rádio MEC AM, que tem sua grade voltada ao formato cultural/educativa. Segundo o jornalista Lauro Jardim, as duas rádios (MEC AM e Nacional AM) serão extintas em abril.

+ Rádio Nacional divulga crescimento de audiência em 2021 em Brasília

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26964-ebc-deve-extinguir-radio-mec-am-e-radio-nacional-am-no-rio-de-janeiro