Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021 @ 07:29

Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada hoje em SP, RJ, DF, MG, PE e RS

Brasília - Início oficial das transmissões será a partir das 11h00. MCom conta com solenidade virtual à tarde

Publicidade

Atualizado às 10h35 - A faixa estendida de FM, chamada de eFM, é inaugurada oficialmente no Brasil a partir desta sexta-feira (7). Ouvintes dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre poderão acompanhar as transmissões no novo dial FM a partir desta manhã. E haverá uma programação especial para marcar a novidade da radiodifusão, encerrando a programação da Semana Nacional das Comunicações. A faixa estendida de FM é uma solução que o setor encontrou para acomodar as migrantes do AM nos centros onde o espectro de 88.1 FM a 107.9 FM está congestionado. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanhará as estreias das eFMs no dial. Acompanhe:

As emissoras Rádio Capital AM 1040 de São Paulo e Rádio Jornal AM 780 do Recife, estações que participarão da inauguração do eFM, afirmaram que vão oficializar as suas transmissões em nova frequência após as 11h00 de hoje. A Cultura Brasil AM 1200, que também está entre as estreantes do eFM, realizou testes em sua transmissão e fixará a sua presença em FM. Outra emissora confirmada em eFM é a Rádio Liberdade AM 970 de Porto Alegre.

Quem também irá ampliar a lista de migrantes AM-FM em eFM neste primeiro momento são as estações da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o que possibilitará a estreia da faixa eFM nas praças do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

Ouvintes já relataram testes de algumas dessas emissoras nos últimos dias, porém a transmissão em novo canal será fixada nesta sexta-feira (7). Nessas sintonias, colaboradores do tudoradio.com relataram facilidade em captar as rádios, mesmo com a transmissão autorizada sendo em caráter científico (de menor potência do que será a estação definitiva).

Em resumo, a inauguração do eFM no Brasil ocorre em com autorização de caráter científico e, até o momento, poucas estações estão aptas a operar dessa forma a partir de hoje. Veja a lista:

Rádio Capital FM 77.5 - São Paulo
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 - São Paulo
Rádio Jornal FM 76.1 - Recife
Rádio Liberdade FM 83.3 - Porto Alegre
Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 - Brasília
Rádio Banda B FM 79.1 - Curitiba (a partir do dia 21)


Antena de transmissão FM da Rádio Capital / Crédito: Maurício Viel

Programação relacionada ao lançamento do FM estendido

O MCom e a Anatel farão o anúncio do lançamento do FM estendido a partir das 11h00. Segundo a Rádio Capital, nomes como Maximiliano Salvadori Martinhão (Secretario de radiodifusão), Leonardo Euler de Morais (Presidente da Anatel) e Vinicius Oliveira Caram Guimarães (Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação Anatel) participarão do programa Debate Capital, para anunciar a faixa.

Logo na sequência, às 11h30, será iniciada a transmissão da Rádio Jornal AM 780 do Recife em 76.1 FM, cobertura esta que será acompanhada pela Rádio Capital de São Paulo.

Às 15h00 desta sexta-feira (6), o MCom irá emitir o "Certificado de Pioneirismo da Faixa Estendida FM" em solenidade virtual, ato que irá sacramentar o uso do eFM já com as estações em caráter científico no ar.

Veja também:
> Cerimônia que oficializa o uso do eFM será na sexta-feira (7). MCom assina portaria que ativa chip FM em celulares
> Rádios AM controladas pela EBC irão operar na frequência 87.1 FM em caráter experimental a partir de sexta-feira (7)
> Curiosidade: Confirmação da estreia do dial FM estendido em São Paulo movimenta mercado


Logotipo da Rádio Cultura Brasil já com a faixa FM nova / Reprodução TV Cultura

Andamento da migração AM-FM

O processo de migração das AMs para a faixa FM entra em sua fase final. Após esforços de técnicos, associações do setor, Anatel e Ministério das Comunicações, estão sendo acomodados os últimos migrantes AM-FM em faixa convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e a definição da canalização em eFM (76.1 FM a 87.3 FM) nos centros onde foi necessário o uso dessa faixa. Recentemente o tudoradio.com noticiou dois atos da Anatel, que definem essas faixas. Veja a seguir:

+ Anatel confirma migração AM-FM em canais convencionais em SC. Definido eFM no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba
+ Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM

O primeiro teste do eFM

A primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o inicio do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: Rádio, Migração AM-FM, canais, dial, frequências, cidade, ato, eFM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.