Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021 @ 07:29

Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada hoje em SP, RJ, DF, MG, PE e RS

Brasília - Início oficial das transmissões será a partir das 11h00. MCom conta com solenidade virtual à tarde

Publicidade

Atualizado às 10h35 - A faixa estendida de FM, chamada de eFM, é inaugurada oficialmente no Brasil a partir desta sexta-feira (7). Ouvintes dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre poderão acompanhar as transmissões no novo dial FM a partir desta manhã. E haverá uma programação especial para marcar a novidade da radiodifusão, encerrando a programação da Semana Nacional das Comunicações. A faixa estendida de FM é uma solução que o setor encontrou para acomodar as migrantes do AM nos centros onde o espectro de 88.1 FM a 107.9 FM está congestionado. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanhará as estreias das eFMs no dial. Acompanhe:

As emissoras Rádio Capital AM 1040 de São Paulo e Rádio Jornal AM 780 do Recife, estações que participarão da inauguração do eFM, afirmaram que vão oficializar as suas transmissões em nova frequência após as 11h00 de hoje. A Cultura Brasil AM 1200, que também está entre as estreantes do eFM, realizou testes em sua transmissão e fixará a sua presença em FM. Outra emissora confirmada em eFM é a Rádio Liberdade AM 970 de Porto Alegre.

Quem também irá ampliar a lista de migrantes AM-FM em eFM neste primeiro momento são as estações da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o que possibilitará a estreia da faixa eFM nas praças do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

Ouvintes já relataram testes de algumas dessas emissoras nos últimos dias, porém a transmissão em novo canal será fixada nesta sexta-feira (7). Nessas sintonias, colaboradores do tudoradio.com relataram facilidade em captar as rádios, mesmo com a transmissão autorizada sendo em caráter científico (de menor potência do que será a estação definitiva).

Em resumo, a inauguração do eFM no Brasil ocorre em com autorização de caráter científico e, até o momento, poucas estações estão aptas a operar dessa forma a partir de hoje. Veja a lista:

Rádio Capital FM 77.5 - São Paulo
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 - São Paulo
Rádio Jornal FM 76.1 - Recife
Rádio Liberdade FM 83.3 - Porto Alegre
Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 - Brasília
Rádio Banda B FM 79.1 - Curitiba (a partir do dia 21)


Antena de transmissão FM da Rádio Capital / Crédito: Maurício Viel

Programação relacionada ao lançamento do FM estendido

O MCom e a Anatel farão o anúncio do lançamento do FM estendido a partir das 11h00. Segundo a Rádio Capital, nomes como Maximiliano Salvadori Martinhão (Secretario de radiodifusão), Leonardo Euler de Morais (Presidente da Anatel) e Vinicius Oliveira Caram Guimarães (Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação Anatel) participarão do programa Debate Capital, para anunciar a faixa.

Logo na sequência, às 11h30, será iniciada a transmissão da Rádio Jornal AM 780 do Recife em 76.1 FM, cobertura esta que será acompanhada pela Rádio Capital de São Paulo.

Às 15h00 desta sexta-feira (6), o MCom irá emitir o "Certificado de Pioneirismo da Faixa Estendida FM" em solenidade virtual, ato que irá sacramentar o uso do eFM já com as estações em caráter científico no ar.

Veja também:
> Cerimônia que oficializa o uso do eFM será na sexta-feira (7). MCom assina portaria que ativa chip FM em celulares
> Rádios AM controladas pela EBC irão operar na frequência 87.1 FM em caráter experimental a partir de sexta-feira (7)
> Curiosidade: Confirmação da estreia do dial FM estendido em São Paulo movimenta mercado


Logotipo da Rádio Cultura Brasil já com a faixa FM nova / Reprodução TV Cultura

Andamento da migração AM-FM

O processo de migração das AMs para a faixa FM entra em sua fase final. Após esforços de técnicos, associações do setor, Anatel e Ministério das Comunicações, estão sendo acomodados os últimos migrantes AM-FM em faixa convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e a definição da canalização em eFM (76.1 FM a 87.3 FM) nos centros onde foi necessário o uso dessa faixa. Recentemente o tudoradio.com noticiou dois atos da Anatel, que definem essas faixas. Veja a seguir:

+ Anatel confirma migração AM-FM em canais convencionais em SC. Definido eFM no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba
+ Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM

O primeiro teste do eFM

A primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o inicio do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: Rádio, Migração AM-FM, canais, dial, frequências, cidade, ato, eFM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.












tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.