Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Maio de 2021 @ 11:06

Rádios AM controladas pela EBC irão operar na frequência 87.1 FM em caráter experimental a partir de sexta-feira (7)

Brasília – Mantenedora das emissoras públicas solicitou a permissão para operar durante 60 dias em fase de testes

Publicidade

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantenedora de rádios como a Rádio Nacional e Rádio MEC, solicitou à Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações (MCom) a permissão para realizar a transmissão em fase de testes de suas emissoras AMs no dial FM estendido (eFM). A entidade pediu o prazo de 60 dias para a operação de todas as emissoras no canal 196 (87.1 FM).

Segundo as informações que foram apuradas pela redação do portal tudoradio.com, as cidades contempladas com o pedido são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Nestas capitais, as rádios controladas pela EBC irão transmitir suas programações na frequência 87.1 FM.

A expectativa é de que as emissoras iniciem suas operações de testes a partir da próxima sexta-feira (7), quando haverá a cerimônia de oficialização do ato que autoriza o uso da faixa FM estendida, processo este que viabilizará a migração AM-FM nos grandes centros do país. A expectativa é de que dez emissoras sejam autorizadas neste primeiro momento, em caráter científico.

Ainda segundo o apurado pela redação, a emissora de Brasília deve retransmitir a programação da Rádio MEC FM 99.3 do Rio de Janeiro. As demais praças devem retransmitir a programação da Rádio Nacional AM 980 de Brasília.

A fase de testes solicitada pela entidade é de 60 dias para e, na capital paulista, a transmissão deve ocorrer a partir do Pico do Jaraguá. O canal 196 não estava previsto no plano de distribuição de canais do FM estendido.


Simulação da sintonia em eFM que será usada pela EBC a partir do dia 7

Colaboração de Maurício Viel

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, migração AM-FM, EBC, Rádio Nacional, Rádio MEC, Brasília, dial estendido

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.