Tudo Rádio
ÚLTIMAS DA
REDAÇÃO
NotíciaCarlos Massaro

Rádios AM controladas pela EBC irão operar na frequência 87.1 FM em caráter experimental a partir de sexta-feira (7)

Rádios AM controladas pela EBC irão operar na frequência 87.1 FM em caráter experimental a partir de sexta-feira (7)

Brasília – Mantenedora das emissoras públicas solicitou a permissão para operar durante 60 dias em fase de testes


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantenedora de rádios como a Rádio Nacional e Rádio MEC, solicitou à Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações (MCom) a permissão para realizar a transmissão em fase de testes de suas emissoras AMs no dial FM estendido (eFM). A entidade pediu o prazo de 60 dias para a operação de todas as emissoras no canal 196 (87.1 FM).

adstexto

Segundo as informações que foram apuradas pela redação do portal tudoradio.com, as cidades contempladas com o pedido são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Nestas capitais, as rádios controladas pela EBC irão transmitir suas programações na frequência 87.1 FM.

A expectativa é de que as emissoras iniciem suas operações de testes a partir da próxima sexta-feira (7), quando haverá a cerimônia de oficialização do ato que autoriza o uso da faixa FM estendida, processo este que viabilizará a migração AM-FM nos grandes centros do país. A expectativa é de que dez emissoras sejam autorizadas neste primeiro momento, em caráter científico.

Ainda segundo o apurado pela redação, a emissora de Brasília deve retransmitir a programação da Rádio MEC FM 99.3 do Rio de Janeiro. As demais praças devem retransmitir a programação da Rádio Nacional AM 980 de Brasília.

A fase de testes solicitada pela entidade é de 60 dias para e, na capital paulista, a transmissão deve ocorrer a partir do Pico do Jaraguá. O canal 196 não estava previsto no plano de distribuição de canais do FM estendido.


Simulação da sintonia em eFM que será usada pela EBC a partir do dia 7

Colaboração de Maurício Viel

Compartilhar:
Carlos Massaro

Carlos Massaro

  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn
  • Leia também