Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 27 de Abril de 2021 @ 07:29

Curiosidade: Confirmação da estreia do dial FM estendido em São Paulo movimenta mercado

São Paulo - Rádio Capital e Rádio Cultura Brasil estão confirmadas para iniciarem suas transmissões em FM a partir de maio. Estruturas já estão prontas

Publicidade

Atualizado às 15h20 - O tudoradio.com acompanhou na última sexta-feira (24) a movimentação relacionada ao primeiro passo prático da migração AM-FM no maior mercado de rádio da América Latina. Duas estações já confirmaram publicamente o início de suas operações na chamada "faixa estendida do FM (eFM)", que será destinada às emissoras originadas no AM e que optaram pela migração. As estruturas de FM das emissoras Rádio Capital AM 1040 e Rádio Cultura Brasil AM 1200 já estão prontas e a expectativa é que iniciem as transmissões a partir de maio.

A Rádio Capital, em entrevista na sexta (24) com Vinícius Oliveira Caram, superintendente de outorga da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), confirmou que irá iniciar os seus trabalhos no dial FM a partir do dia 5 de maio. A frequência que será utilizada pela estação será a 77.5 FM e a estrutura de transmissão já está pronta, visível para quem transita pela Avenida Bernardino de Campos, na altura do viaduto da 23 de Maio e da estação Paraíso do metrô.

Os quatro elementos destinados à transmissão da Rádio Capital em 77.5 FM estão na mesma estrutura onde funciona o link de comunicação entre a sede da rádio e a torre da 1040 AM. 


Antena de transmissão FM da Rádio Capital / Crédito: Maurício Viel

Já a Rádio Cultura Brasil, ligada à Fundação Padre Anchieta, veiculou ontem (26) uma reportagem em seus canais informando que também iniciará as transmissões a partir do dia 5 de maio. A estrutura, localizada na região do Sumaré, já está pronta. Em contato com o tudoradio.com, representantes da emissora afirmaram que a frequência destinada para a Cultura Brasil será 77.9 FM. Ou seja, as duas primeiras migrantes AM-FM no dial estendido serão "vizinhas de sintonia".


Antena de transmissão FM da Rádio Cultura Brasil (antena amarela - detalhe na imagem localizada à direita), instalada na mesma torre da Cultura FM 103.3 / Crédito: Maurício Viel

Segundo o que apurou o tudoradio.com, essas transmissões a partir de maio serão em caráter científico, inaugurando a nova faixa. São transmissões em menor potência do que será na autorização definitiva. E a tendência é de que as demais estações migrantes AM-FM já sejam ativadas através de suas estruturas definitivas, de alta potência.

Migração AM-FM entrará na reta final

De acordo com informações levantadas pela redação, há a expectativa de que o próximo mês também marque o início das atividades de outras migrantes em eFM, como a Rádio Jornal AM 780 do Recife (em 76.1 FM), além das duas emissoras de São Paulo já citadas nesta matéria.

A primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o inicio do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

+ Florianópolis, Baixada Santista, Grande Curitiba, Oeste Paulista e Joinville tem canais de migração AM-FM revelados em consulta pública
+ Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021
+ Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM
+ Ministério planeja utilizar FM estendido a partir de maio. Comitê técnico detalha uso do eFM e faixa convencional

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: Migração AM-FM, testes, FM estendido, São Paulo, antenas, rádio, AM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.