Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual o formato de rádio que mais se beneficiou em audiência ao longo de 2020, ano impactado pela pandemia do novo coronavírus?

Enquete

Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021 @ 12:56

Extra: Rádio Capital oficializa a sua ida para o FM em São Paulo. Rádio vai operar em 77.5 FM

São Paulo - Anúncio foi feito durante entrevista com superintendente de outorga da Anatel, Vinícius Oliveira Caram. Estreia está prevista para o dia 5

Publicidade

A Rádio Capital AM 1040 de São Paulo, considerada a maior audiência de rádio na faixa AM nos últimos anos, anunciou de forma oficial a sua ida para o dial FM. A confirmação ocorreu durante uma entrevista ao vivo com Vinícius Oliveira Caram, superintendente de outorga da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que confirmou o início das operações em 77.5 FM a partir de maio. A Rádio Capital, que tem se reposicionado como uma geradora de conteúdo multiplataforma, será uma das responsáveis por abrir a faixa FM estendida (eFM) no país.

A expectativa é de que o início das transmissões ocorra já no próximo dia 5 de maio, quando é comemorado o "Dia Nacional das Comunicações". O MCom (Ministério das Comunicações), junto com a Anatel, já havia manifestado o interesse de iniciar as transmissões em FM estendido a partir desta data e o passo dado pela Rádio Capital concretiza tal iniciativa.

A ida da emissora para 77.5 FM foi confirmada durante o programa Show Capital, apresentado por Paulinho Boa Pessoa, Roberta Tiepo e Soraya Campos, que junto com Marcello Cesário, entrevistaram Vinícius Caram (Anatel). O superintendente da Anatel reiterou a viabilidade da migração AM-FM da Rádio Capital para o próximo dia 5 e fez o anuncio sobre a frequência 77.5 FM.

Para a transmissão em 77.5 FM, foram feitos investimentos técnicos na sede da Rádio Capital, localizada na região do Paraíso (próximo a Avenida Paulista e a Avenida 23 de Maio). "Vamos passar de 10 milhões, entre todos os investimentos em equipamentos e estrutura na sede da rádio", declara Marcello Cesário, diretor executivo da rádio, que completa afirmando que "a Capital será a pioneira no maior legado que o MCom deixará para a radiodifusão brasileira. Estamos aportando em prol do rádio na tecnologia e novo momento do setor".

Ainda em contato com o tudoradio.com, a Rádio Capital explicou que seguirá investindo na distribuição de conteúdo via dispositivos digitais e também manterá a transmissão em 1040 AM por mais tempo, com a finalidade de migrar sua audiência para os novos canais: a 77.5 FM, streaming de áudio e demais formas on-line de distribuição de seu conteúdo.

"Somos proprietários do nosso conteúdo, temos a liderança de audiência no entretenimento popular brasileiro e o FM vai fortalecer a entrega do nosso conteúdo em multiplataforma, 20h diárias ao vivo de programação e vamos a caminho do digital com foco na tela e seus devices", afirma Cesário.


Registro do programa Show Capital, durante a entrevista com a Anatel

Migração AM-FM entrará na reta final

Segundo o que apurou o tudoradio.com, há a expectativa de que o próximo mês também marque o início das atividades de outras migrantes em eFM, como a Rádio Jornal AM 780 do Recife e a Rádio Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo (já indicada para operar em 77.9 FM, cuja estrutura já está finalizada na região do Sumaré).

Vale lembrar que o simulcast (transmissão simultânea em AM e FM da mesma programação) para quem ocupará uma faixa no eFM (estendido) poderá ser até 5 anos após o inicio das transmissões no novo canal.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

+ Florianópolis, Baixada Santista, Grande Curitiba, Oeste Paulista e Joinville tem canais de migração AM-FM revelados em consulta pública

+ Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021 

+ Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM 

+ Ministério planeja utilizar FM estendido a partir de maio. Comitê técnico detalha uso do eFM e faixa convencional

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Capital, migração AM-FM, multiplataforma, audiência, rádio, São Paulo, AM, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.