Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021 @ 12:56
São Paulo - Anúncio foi feito durante entrevista com superintendente de outorga da Anatel, Vinícius Oliveira Caram. Estreia está prevista para o dia 5
A Rádio Capital AM 1040 de São Paulo, considerada a maior audiência de rádio na faixa AM nos últimos anos, anunciou de forma oficial a sua ida para o dial FM. A confirmação ocorreu durante uma entrevista ao vivo com Vinícius Oliveira Caram, superintendente de outorga da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que confirmou o início das operações em 77.5 FM a partir de maio. A Rádio Capital, que tem se reposicionado como uma geradora de conteúdo multiplataforma, será uma das responsáveis por abrir a faixa FM estendida (eFM) no país.
A expectativa é de que o início das transmissões ocorra já no próximo dia 5 de maio, quando é comemorado o "Dia Nacional das Comunicações". O MCom (Ministério das Comunicações), junto com a Anatel, já havia manifestado o interesse de iniciar as transmissões em FM estendido a partir desta data e o passo dado pela Rádio Capital concretiza tal iniciativa.
A ida da emissora para 77.5 FM foi confirmada durante o programa Show Capital, apresentado por Paulinho Boa Pessoa, Roberta Tiepo e Soraya Campos, que junto com Marcello Cesário, entrevistaram Vinícius Caram (Anatel). O superintendente da Anatel reiterou a viabilidade da migração AM-FM da Rádio Capital para o próximo dia 5 e fez o anuncio sobre a frequência 77.5 FM.
Para a transmissão em 77.5 FM, foram feitos investimentos técnicos na sede da Rádio Capital, localizada na região do Paraíso (próximo a Avenida Paulista e a Avenida 23 de Maio). "Vamos passar de 10 milhões, entre todos os investimentos em equipamentos e estrutura na sede da rádio", declara Marcello Cesário, diretor executivo da rádio, que completa afirmando que "a Capital será a pioneira no maior legado que o MCom deixará para a radiodifusão brasileira. Estamos aportando em prol do rádio na tecnologia e novo momento do setor".
Ainda em contato com o tudoradio.com, a Rádio Capital explicou que seguirá investindo na distribuição de conteúdo via dispositivos digitais e também manterá a transmissão em 1040 AM por mais tempo, com a finalidade de migrar sua audiência para os novos canais: a 77.5 FM, streaming de áudio e demais formas on-line de distribuição de seu conteúdo.
"Somos proprietários do nosso conteúdo, temos a liderança de audiência no entretenimento popular brasileiro e o FM vai fortalecer a entrega do nosso conteúdo em multiplataforma, 20h diárias ao vivo de programação e vamos a caminho do digital com foco na tela e seus devices", afirma Cesário.
Registro do programa Show Capital, durante a entrevista com a Anatel
Migração AM-FM entrará na reta final
Segundo o que apurou o tudoradio.com, há a expectativa de que o próximo mês também marque o início das atividades de outras migrantes em eFM, como a Rádio Jornal AM 780 do Recife e a Rádio Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo (já indicada para operar em 77.9 FM, cuja estrutura já está finalizada na região do Sumaré).
Vale lembrar que o simulcast (transmissão simultânea em AM e FM da mesma programação) para quem ocupará uma faixa no eFM (estendido) poderá ser até 5 anos após o inicio das transmissões no novo canal.
Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:
Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.