Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021 @ 15:04

Rádio Cultura Brasil AM já conta com estrutura para iniciar transmissão no dial eFM em São Paulo

São Paulo – Emissora pública vai transmitir sua programação na frequência 77.9 FM

Publicidade

Atualizado às 19h01 - O tudoradio.com publicou há pouco que a Rádio Capital AM 1040 de São Paulo vai iniciar suas transmissões no dial eFM a partir de maio, no canal 77.5 FM. Outra emissora paulistana que também já conta com frequência confirmada e estrutura pronta para a migração AM-FM é a Rádio Cultura Brasil AM 1200, que já indicada para ocupar o faixa 77.9 FM. A emissora ainda não se manifestou oficialmente sobre data de inicio das operações em FM. Os pedidos da Capital e da Cultura são para transmissões em caráter científico, com data a partir de 5 de maio.

A empresa contratada pela emissora pública do governo estadual de São Paulo divulgou nas redes sociais as fotos do conjunto de transmissão montado na capital paulista. A estrutura foi montada pela Digital Antenas que publicou fotos da torre e antenas que irão transmitir a programação da emissora no eFM a partir do bairro do Sumaré.

Além das duas emissoras paulistanas que devem iniciar suas programações na nova faixa no começo de maio, a tradicional a Rádio Jornal AM 780 do Recife, considerada a rádio mais antiga em operação no Brasil também tem a expectativa de seguir o mesmo processo. 


Torre da Cultura, com a Cultura FM 103.3 e também os dois elementos da futura 77.9 FM, localizada do lado direito, parte de baixo da imagem / fonte: Digital Antenas

Migração AM-FM entrará na reta final

Recapitulando o que apurou o tudoradio.com, há a expectativa de que o próximo mês também marque o início das atividades de outras migrantes em eFM, como a Rádio Jornal AM 780 do RecifeRádio Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo e a Rádio Capital AM 1040 de São Paulo (já confirmada em 77.5 FM, com estreia prevista para o dia 5).

Vale lembrar que o simulcast (transmissão simultânea em AM e FM da mesma programação) para quem ocupará uma faixa no eFM (estendido) poderá ser até 5 anos após o inicio das transmissões no novo canal.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

+ Florianópolis, Baixada Santista, Grande Curitiba, Oeste Paulista e Joinville tem canais de migração AM-FM revelados em consulta pública

+ Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021 

+ Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM 

+ Ministério planeja utilizar FM estendido a partir de maio. Comitê técnico detalha uso do eFM e faixa convencional

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Rádio Cultura Brasil, migração AM-FM, programação, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.