Quarta-Feira, 04 de Maio de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Rádio bate recorde de audiência e cresce em faturamento na Austrália

São Paulo - Dados relativos à receita publicitária mostra que o rádio australiano segue avançando de forma significativa nos principais mercados locais

Publicidade

As notícias sobre o atual momento do rádio também continuam positivas lá do outro lado do planeta. O rádio da Austrália, que já vinha de um crescimento consistente no faturamento publicitário, renovou essa marca e registrou um recorde histórico de audiência. Segundo medições recentes, o rádio comercial australiano alcançou 11,6 milhões de ouvintes sintonizados a cada semana, considerando as principais áreas metropolitanas do país. Isso significa um avanço de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Acompanhe os detalhes:

adsxteto

A pesquisa da audiência de rádio é feita pela GfK e considera os principais mercados australianos, como Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Nessas áreas metropolitanas, o rádio registrou a marca histórica de 11,6 milhões de ouvintes por semana, número relacionado ao período de fevereiro a abril deste ano. Isso resulta em 2,5% a mais na comparação com o mesmo período de 2021.

Já em faturamento, o rádio australiano segue avançando: de acordo com dados compilados pela Milton Data e divulgados pela CRA (Commercial Radio Australia), a receita de publicidade para estações de rádio comerciais metropolitanas aumentou 3,2% no trimestre de março de 2022, totalizando US$ 158,347 milhões.

Sidney, principal mercado australiano em população, avançou acima da média, com crescimento de 5,1% ano a ano, resultando em US $47,271 milhões no trimestre de março. Já Melbourne, que contou com um crescimento menor (1,7%), mas registra o maior valor absoluto em receitas entre as principais regiões metropolitanas (US$ 53,026 milhões). 

Esse movimento positivo do rádio australiano já era acompanhado pelo mercado internacional. Em março passado o tudoradio.com chegou a repercutir o crescimento em receita das estações da Austrália no início de 2022, movimento que foi mantido, segundo os levantamentos mais recentes. 

“É ótimo ver a forte recuperação do rádio com o rádio comercial liderando o caminho, alcançando níveis recordes de audição de rádio e crescimento constante da receita”, declara o CEO da Commercial Radio Australia (CRA), Ford Ennals, em reportagem veiculada pelo portal australiano Radio Today.

+ Planejadores de mídia acreditam na eficácia do rádio e 35% devem aumentar o investimento no meio

Relacionadas:
> Mercado publicitário brasileiro avança em 2021. Rádio cresce mais de 23%, segundo Cenp-Meios
> Rádio amplia receita publicitária na Alemanha e também na Austrália
> Rádio do Reino Unido registra receita histórica em 2021
> Três dos maiores grupos de rádios dos EUA continuam divulgando resultados positivos

Qual a razão de olhar para lá fora

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Gold Coast, Queensland, Austrália / crédito: depositphotos.com

Com informações do portal RadioToday. Colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27303-o-radio-hoje-radio-bate-recorde-de-audiencia-e-cresce-em-faturamento-na-australia