Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022 @ 07:29

O Rádio Hoje | Portugal também registra números históricos na audiência de rádio

São Paulo - Dados de um estudo do Grupo Marktest apontam que os portugueses ouvem cada vez mais rádio e durante mais tempo

Publicidade

O rádio continua acumulando números expressivos quando o assunto é o consumo do meio, cenário observado em vários países, de diferentes continentes. Recentemente o tudoradio.com repercutiu os números positivos observados na Austrália, Alemanha, Reino Unido, EUA, França e também no Brasil. E a audiência de rádio também tem evoluído em Portugal. Segundo um levantamento do Grupo Marktest, o consumo de rádio aumentou no país europeu em 2021, "crescendo de uma audiência acumulada de véspera de 55,8% para 59,3%". 

adstexto

O levantamento foi divulgado pela Rádio Comercial, considerada a principal emissora portuguesa. Em seu texto, a emissora destacou que “esta tendência no hábito de ouvir rádio ’repercutiu-se também no tempo médio dedicado a este meio de comunicação’, que aumentou seis minutos por dia, para uma média de horas horas e 10 minutos, de acordo com o Media & Advertising Global Report 2021, que reúne a informação mais relevante sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa”.

O estudo ainda trás alguns recortes importantes. Segundo a análise divulgada pela Marktest, o período da manhã (06h00 às 10h00 no horário local) é aquele que concentra o maior consumo de rádio, com 30.7% de audiência acumulada de véspera. E a faixa etária de 35 a 44 anos é a que apresenta a maior afinidade com o rádio, "registrando níveis de audiência 29% acima da média”, destaca o texto da Comercial sobre o estudo.

Outro dado importante sobre o consumo de rádio em Portugal está relacionado aos grupos ocupacionais. Segundo o texto destacado pela Rádio Comercial, técnicos especializados e pequenos proprietários de negócios locais são aqueles que registram a maior audiência de rádio, sendo 32% acima da média do valor registrado pelo total da população. Empregados dos serviços e comércio aparecem na sequência, com mais 26% de audiência do que a média. 

“Os indivíduos pertencentes à classe alta têm também um consumo de rádio 24% acima do valor médio", indica um comunicado do Grupo Marktest, destacado pela Rádio Comercial.

+ Guerra na Ucrânia: Rádio Comercial, pertencente ao Grupo Media Capital, cria estação digital dedicada à comunidade ucraniana

Relacionadas:
> Rádio bate recorde de audiência e cresce em faturamento na Austrália
> Consumo de rádio online no Brasil avança 186% em apenas dois anos
> Rádio amplia receita publicitária na Alemanha e também na Austrália
> Estável, rádio é ouvido por 89% da população do Reino Unido
> Rádios dos EUA colecionam recordes de audiência em festas de fim de ano. Nielsen destaca os formatos mais ouvidos
> E na Europa? Em apenas 1 dia, rádio alcança 77% da população da Suíça. Principais marcas do meio crescem na França

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Lisboa, Portugal / crédito: depositphotos.com

Com informações do portal RadioToday. Colaboração de Fernando Morgado

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27327-o-radio-hoje-portugal-tambem-registra-numeros-historicos-na-audiencia-de-radio