Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 15 de Março de 2022 @ 07:29

Guerra na Ucrânia: Rádio Comercial, pertencente ao Grupo Media Capital, cria estação digital dedicada à comunidade ucraniana

São Paulo - Rádio Comercial Ucrânia será lançada no próximo dia 16 e terá conteúdo em duas línguas: português e ucraniano

Publicidade

O rádio continua mobilizado de diferentes maneiras para prestar serviço à população afetada pela guerra na Ucrânia. A tradicional Rádio Comercial de Portugal, esta que completou 43 anos no último final de semana, vai criar um canal digital especial voltado à comunidade ucraniana. Trata-se da "Rádio Comercial Ucrânia", que será lançada na próxima quarta-feira (16) e contará com conteúdos em português e ucraniano. Nos últimos dias o tudoradio.com tem mostrado toda a movimentação do rádio internacional perante a invasão militar russa na Ucrânia.

"Pretende ser uma rádio solidária e uma ferramenta de apoio à integração da comunidade ucraniana que já está em Portugal, mas também para quem chega e pretende escolher o nosso país como refúgio”, destaca o comunicado da Rádio Comercial sobre a criação de seu novo canal. “O objetivo passa, também, por facultar informação regular sobre todos os serviços e apoios disponíveis para os refugiados que chegam ao nosso país", complementa o anúncio da estação portuguesa.

A estação digital especial estará disponível nos canais digitais da Rádio Comercial, ou seja, pelo portal da emissora na internet e também pelo aplicativo da rádio portuguesa para dispositivos móveis. “As músicas que vão passar na emissão da Rádio Comercial Ucrânia foram escolhidas ao pormenor para que a comunidade se sinta em casa e muito bem acolhida”, destaca a emissora no comunicado emitido na última sexta-feira (11).

"A Comercial é uma das emissoras mais emblemáticas de Portugal. Fala para praticamente todas as camadas da sociedade, ainda que sua programação seja bastante jovial. Isso dá ainda mais força para a iniciativa. Além disso, emigrar e imigrar são partes fundamentais da história do povo português. Eu posso falar com propriedade sobre isso porque, com muito orgulho, sou luso-descendente. É muito bonito, portanto, ver o rádio de Portugal demonstrar solidariedade com aqueles que hoje procuram esse país para começarem uma nova etapa de suas vidas", destaca Fernando Morgado, professor e consultor.

Com 43 anos de operação, a Rádio Comercial é uma das principais estações de Portugal, controlada pela gigante Media Capital, esta que teve o anúncio de aquisição por parte do grupo alemão Bauer. Estão no mesmo guarda-chuva da Comercial as rádios Cidade FM, M80, Smooth FM e Vodafone FM.


Rádio Comercial Ucrânia será lançada nesta quarta-feira (16)

O rádio em várias pautas relacionadas à guerra

O meio rádio tem sido fundamental para auxiliar e informar a população sobre a invasão russa na Ucrânia. Conforme já noticiado pelo tudoradio.com, as emissoras da capital ucraniana Kiev estão operando de forma conjunta para prestar serviços e o governo local liberou estações de rádio na faixa AM para informar a população residente em áreas mais remotas do país. 

Também repercutiu no tudoradio.com a ação da BBC de reativar suas transmissões em ondas curtas para driblar a censura imposta pelo governo russo. Cerceamento este que também atinge rádios da Rússia, como a Rádio Ekho Moskvi (Eco de Moscou).

Na Ucrânia, o governo russo interrompeu as transmissões de rádio e TV em Kharkiv após bombardeios. E a RFI retirou seus jornalistas de Moscou.

Houve ainda o pedido da NAB às emissoras dos Estados Unidos para deixarem de transmitir programações com conteúdo russo

Na semana passada, o tudoradio.com também repercutiu a ação solidária pró-Ucrânia que envolveu dez emissoras de rádio na Holanda, chamada de "Radio 555". Também foram destaques as manifestações da brasileira Rede Antena 1 e da norte-americana WMYB "Energy 92.1", que virou “Ukraine 92.1”.

Veja também:
Guerra na Ucrânia: Ação solidária une 10 rádios na Holanda, Ucrânia FM surge nos EUA e Antena 1 troca logotipo
> Rússia interrompe transmissões de rádio e TV em Kharkiv após bombardeios; RFI retira jornalistas de Moscou
> Guerra na Ucrânia: BBC retoma transmissões em Ondas Curtas para ser captada na Ucrânia e Rússia
> Guerra na Ucrânia: Estações de rádio de Kiev executam uma mesma programação
> Guerra na Ucrânia: Rússia fecha rádio símbolo da democracia
> Conflito entre Rússia e Ucrânia altera programação das rádios jornalísticas de São Paulo
> NAB aconselha emissoras dos Estados Unidos a deixarem de transmitir programações com conteúdo russo

Com informações do portal nit.pt. Colaboração de Fernando Morgado

Tags: Guerra, Ucrânia, Rússia, campanhas, especial, Portugal, Rádio Comercial

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.