Segunda-Feira, 07 de Março de 2022 @ 15:11
São Paulo - Ataques russos atingiram torre de transmissão e áreas de edifício que abrigam equipamentos técnicos foram destruídas
A guerra promovida pela Rússia contra a Ucrânia atingiu mais as transmissões de televisão e rádio da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. Após ataques militares russos, as emissoras da cidade tiveram suas transmissões interrompidas, segundo a Administração Regional. Além disso, a agência de notícias espanhola Efe e a emissora francesa Radio France anunciaram neste sábado (5) a suspensão de suas atividades na Rússia.
A Administração Regional de Kharkiv fez um post no Facebook neste domingo (6), informando que “repetidos bombardeios” à torre de TV em Kharkiv derrubaram as transmissões de TV e rádio. “Áreas do edifício que abrigam equipamentos técnicos foram destruídas e a extensão dos danos às torres ainda está sendo avaliada”, disse o departamento em comunicado.
Em Kiev, a maioria das estações de rádio FM estão executando uma mesma programação, independente do grupo de comunicação que controla os canais. Apesar das dificuldades encontradas pelas estações, que incluiu um ataque russo à estrutura de rádio e TV de Kiev na última terça-feira (1º), as emissoras seguiram no ar com a programação unificada.
Radio France suspende operações em Moscou
O grupo público francês Radio France, que reúne sete emissoras de rádio, anunciou que estava suspendendo temporariamente o trabalho de seus correspondentes na Rússia. Além disso, a Radio France solicitou aconselhamento jurídico para saber se a lei russa se aplica aos jornalistas franceses.
Estes anúncios respondem à lei que Vladimir Putin sancionou na sexta-feira e que contempla penas de até 15 anos de prisão para quem difundir "informações falsas" sobre o exército russo. Putin também aprovou uma lei que pune com multas, e até três anos de prisão, os indivíduos que pedirem sanções contra a Rússia.
Veja também:
> Guerra na Ucrânia: BBC retoma transmissões em Ondas Curtas para ser captada na Ucrânia e Rússia
> Guerra na Ucrânia: Estações de rádio de Kiev executam uma mesma programação
> Guerra na Ucrânia: Rússia fecha rádio símbolo da democracia
> Conflito entre Rússia e Ucrânia altera programação das rádios jornalísticas de São Paulo
> NAB aconselha emissoras dos Estados Unidos a deixarem de transmitir programações com conteúdo russo
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.