Quinta-Feira, 03 de Março de 2022 @ 07:29
São Paulo - Estações de grupos diferentes estão em cadeia com emissoras de televisão para prestar serviços sobre a invasão russa no território ucraniano
O rádio tem sido um meio importante para informar a população ucraniana sobre a situação do país após a invasão do exército russo, iniciada no último dia 24. Segundo o que constatou o tudoradio.com, a maioria das estações de rádio FM de Kiev (capital do país) estão executando uma mesma programação, independente do grupo de comunicação que controla os canais. Apesar das dificuldades encontradas pelas estações, que incluiu um ataque russo à estrutura de rádio e TV de Kiev na última terça-feira (1º), as emissoras seguiram no ar com a programação unificada.
A informação da unificação das grades de rádios e TVs com uma programação especial sobre a guerra da Ucrânia foi originada no último dia 26. O portal ProRadio.org.ua, especializado no segmento, relatou que todas as estações de rádio atuariam em conjunto com as maiores emissoras de televisão do país. “Nossa força está na unidade! Todos os grupos de mídia na Ucrânia se unirão em uma maratona para fornecer continuamente apenas informações confiáveis e verificadas de fontes confiáveis. A única notícia. Juntos somos Fortes! Tudo será Ucrânia!”, destaca a redação do portal ucraniano.
Esse trabalho em conjunto pode ser conferido através do streaming das estações. Ao acessar qualquer emissora de Kiev, é possível notar que a programação é a mesma em praticamente todos os canais, inclusive de madrugada. Estações famosas e de grande audiência, como a NRJ (marca internacional originada na França que possui uma rede ucraniana originada da Europa Plus), estão seguindo essa união do setor.
Outro fato importante sobre a prestação de serviço aos ucranianos através do rádio ocorre através da transmissão em ondas médias para atingir áreas do interior onde a cobertura de rádios em FM é parcial. Segundo o portal ProRadio.org.ua o serviço está disponível nas frequências 549 KHz, 873 kHz e 1404 kHz.
Também vale o destaque sobre a manutenção dos serviços de streaming das emissoras de Kiev. Na checagem feita pelo tudoradio.com na última terça-feira (1º), data do ataque a torre de rádio e TV, todas as emissoras de FM estavam ativas na internet.
Segundo agências locais, as estações que tiveram suas transmissões interrompidas após o ataque russo já foram restabelecidas. E nesta quinta-feira (3) foi confirmada a morte do repórter cinegrafista Evgeny Sakun, da KievLives, fato ocorrido durante o ataque russo. A informação é da Organização Repórter Sem Fronteiras e trata-se da primeira morte de um profissional de imprensa na cobertura da guerra na Ucrânia.
Veja também:
> Conflito entre Rússia e Ucrânia altera programação das rádios jornalísticas de São Paulo
> NAB aconselha emissoras dos Estados Unidos a deixarem de transmitir programações com conteúdo russo
Torre de TV e rádio em Kiev após ataque russo / crédito: Carlos Barria/Reuters
Com informações do portal ProRadio.org.ua e agências de comunicação da Ucrânia
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.