Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 04 de Março de 2022 @ 15:11

Guerra na Ucrânia: BBC retoma transmissões em Ondas Curtas para ser captada na Ucrânia e Rússia

São Paulo – Primeira vez que a emissora inglesa tomou esta atitude foi durante a Segunda Guerra Mundial

Publicidade

A BBC, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, voltou a emitir sinal de rádio por meio de Ondas Curtas. Segundo a decisão do grupo, a medida se deu para que a população da Ucrânia e da Rússia possam ter informações verídicas sobre a invasão dos russos ao país ucraniano. A Rússia bloqueou os sites da estação britânica, bombardeou uma torre de transmissão e extinguiu a tradicional Rádio Ekho Moskvi (Eco de Moscou).

De acordo com as informações da própria BBC, a retomada da transmissão do serviço de rádio de Ondas Curtas se deu para "assegurar a resiliência da sua operação noticiosa na Ucrânia e na Rússia". A emissão consistirá em quatro horas diárias de notícias do seu serviço mundial em inglês, informou a estação.

Grupo tinha abandonado as Ondas Curtas em 2008

Em 2008, a BBC tinha cessado com as Ondas Curtas na Europa tendo em conta os avanços tecnológicos e a disseminação da informação online. O serviço foi muito usado nas áreas de conflito e de catástrofe durante a II Guerra Mundial e a Guerra Fria pois consegue chegar mais longe e ser mais facilmente captado por rádios portáteis. 

O diretor-geral da BBC explicou que a intenção é levar a verdade aos cidadãos dos países envolvidos no conflito. "Vamos continuar a dar ao povo russo acesso à verdade, seja de que maneira for", prometeu Tom Davie.

Ainda de acordo com a BBC, o número de visitantes dos seus sites em ucraniano e em russo aumentou desde o início do conflito. Na última semana de fevereiro, o número de visitantes ucranianos foi de cerca de 3,9 milhões, o dobro da média registada no ano anterior. E, na última semana, o site russo da BBC registou 10,7 milhões de visitantes, mais do triplo da média registada desde o início do ano.

Uso das AMs ucranianas

Outro fato importante sobre a prestação de serviço aos ucranianos através do rádio ocorre através da transmissão em ondas médias para atingir áreas do interior onde a cobertura de rádios em FM é parcial. Segundo o portal ProRadio.org.ua o serviço está disponível nas frequências 549 KHz, 873 kHz e 1404 kHz.

Também vale o destaque sobre a manutenção dos serviços de streaming das emissoras de Kiev. Na checagem feita pelo tudoradio.com na última terça-feira (1º), data do ataque a torre de rádio e TV, todas as emissoras de FM estavam ativas na internet.

Veja também:
Guerra na Ucrânia: Estações de rádio de Kiev executam uma mesma programação
Guerra na Ucrânia: Rússia fecha rádio símbolo da democracia
Conflito entre Rússia e Ucrânia altera programação das rádios jornalísticas de São Paulo
NAB aconselha emissoras dos Estados Unidos a deixarem de transmitir programações com conteúdo russo

Com informações do jn.pt

Tags: Rádio, BBC, Ondas Curtas, censura, guerra, Rússia, Ucrânia

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.