Terça-Feira, 10 de Maio de 2022 @ 07:31

Panorama: Transcontinental e Nativa FM avançam em São Paulo. Band FM segue líder

São Paulo - Alpha FM, Jovem Pan FM, Gazeta FM e Metropolitana FM também estão entre as FMs que auxiliaram na alta de audiência do rádio em São Paulo

Publicidade

São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (9) mais uma atualização da pesquisa de rádio que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E a notícia é positiva: o FM paulistano viu sua média de audiência ser ampliada na comparação com a pesquisa anterior, sendo a segunda melhor marca a ser alcançada pelo rádio desde 2018. Várias FMs de formatos diferentes impulsionaram essa alta de audiência. E a disputa por posições no top 5 em filtros gerais segue acirrada. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2022):

adstexto

Líder isolada e forte concorrência no top 5

A Band FM 96.1 (popular/hits) segue isolada na liderança geral de audiência no mercado de São Paulo. Apesar de não ter acompanhado a alta vista no FM paulistano na atual medição, a 96.1 FM vem de um crescimento consistente na pesquisa anterior. Em resumo: a Band FM tem registrado marcas muito próximas nos principais períodos da medição se consideradas as últimas atualizações, apontando uma certa estabilidade na média da rádio. Isso ajuda a rádio a manter uma condição confortável no ranking FM.

Na sequência, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) se destacou ao ampliar a sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa. Isso a manteve posicionada na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e fez com que a rádio pulasse para essa mesma condição em períodos comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). A vice-líder é acompanhada nesses dois filtros pela Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica), estação que também cresceu de forma consistente em audiência e retornou ao top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Rádios como Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) e Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) completam o top 5 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissoras que apresentaram novas altas em suas médias de ouvintes por minuto. No 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) as posições das duas FMs são invertidas. 

A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) também foi um dos destaques da atual medição ao avançar na média de audiência. Com isso a FM está cada vez mais próxima do top 5 nos principais períodos da pesquisa. A emissora teve colaboração direta com a alta do FM paulistano e cravou uma de suas melhores marcas recentes em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência do top 10

Também é destaque o desempenho da Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), emissora que estava estável no ranking FM na medição passada e agora apresentou um bom avanço em sua média de audiência. Com isso a FM diminuiu um pouco mais a distância que a separa da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No filtro comercial a distância entre as duas FMs é menor.

Completam o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) as emissoras Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e 105 FM 105.1 (popular/esportes), estações que cravaram marcas muito próximas dos valores registrados na pesquisa anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) também está próxima nesse bolo (cresceu de novo no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e avança para o top 10 nos filtros comerciais (segunda à sexta-feira).

Mais destaques

Novamente em alta, a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) continua diminuindo a distância que a separa de rádios como Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional). Na medição comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) essas emissoras estão um pouco mais próximas, tendo a Novabrasil FM abrindo essa sequência.

A Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) foi outra FM que ajudou diretamente na alta de audiência do FM paulistano, o que também fez com que a rádio evoluísse mais uma colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é seguida de perto por BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes).

Outra FM que apresentou um crescimento de audiência em sua média foi a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), diminuindo assim a distância que a separa da CBN no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E o ranking FM passa a ter a Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) na sequência, emissora que também evoluiu em audiência nos principais períodos da pesquisa.

Veja também:
> Panorama: Transcontinental, Alpha FM, Nativa FM e Jovem Pan FM cravam marcas muito próximas em São Paulo
> Panorama: Rádio FM de São Paulo mantém cenário positivo com 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes por canal

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Área central de São Paulo, com região da Avenida Paulista no horizonte / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27334-panorama-transcontinental-e-nativa-fm-avancam-em-sao-paulo-band-fm-segue-lider