Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2022 @ 11:04
Rio de Janeiro – Lançamento ocorreu durante as comemorações dos 100 anos do rádio nesta quarta-feira (7)
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os Correios realizaram o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos do rádio do Brasil nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, no Rio de Janeiro. A novidade faz parte da iniciativa dos Correios de emitir selos alusivos às datas festivas ou fatos históricos nacionais relevantes.
adstexto
O lançamento remete ao início das transmissões radiofônicas no Brasil, em 1922, exatamente um século após o Dia da Independência. A cerimônia de emissão comemorativa ao centenário do rádio aconteceu no intervalo do evento realizado pela Rádio MEC no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em alusão à data.
A apresentação do novo selo ocorreu entre dois concertos especiais. O espetáculo começou às 19h com a execução de trechos do clássico O Guarani, de Carlos Gomes. A obra é interpretada pela Orquestra do Theatro Municipal, sob a regência do maestro Felipe Prazeres.
Após o lançamento do selo no intervalo do musical, o destaque foi a peça Choros 6, de autoria de Villa-Lobos. A atração teve performance da Sinfônica Nacional da UFF que tem como regente o maestro argentino Javier Logioia.
“A primeira transmissão de rádio feita em 1922 a partir das estações instaladas no Rio de Janeiro, então capital federal, revolucionou a comunicação e a cultura brasileira. Hoje, o veículo mantém sua relevância e permanece em constante transformação. Ao integrarem o território nacional pela informação, boa música e veiculação de utilidade pública, as emissoras de rádio geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) escrevem sua história junto com a própria história das transmissões radiofônicas no país”, destaca o presidente da EBC, Glen Valente.
+ EBC vai recriar primeira transmissão de rádio que comemorou os 100 anos da Independência do Brasil