Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2022 @ 11:04

EBC e Correios promovem lançamento de selo do centenário do rádio no Brasil

Rio de Janeiro – Lançamento ocorreu durante as comemorações dos 100 anos do rádio nesta quarta-feira (7)

Publicidade

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os Correios realizaram o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos do rádio do Brasil nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, no Rio de Janeiro. A novidade faz parte da iniciativa dos Correios de emitir selos alusivos às datas festivas ou fatos históricos nacionais relevantes.

adstexto

O lançamento remete ao início das transmissões radiofônicas no Brasil, em 1922, exatamente um século após o Dia da Independência. A cerimônia de emissão comemorativa ao centenário do rádio aconteceu no intervalo do evento realizado pela Rádio MEC no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em alusão à data.

A apresentação do novo selo ocorreu entre dois concertos especiais. O espetáculo começou às 19h com a execução de trechos do clássico O Guarani, de Carlos Gomes. A obra é interpretada pela Orquestra do Theatro Municipal, sob a regência do maestro Felipe Prazeres.

Após o lançamento do selo no intervalo do musical, o destaque foi a peça Choros 6, de autoria de Villa-Lobos. A atração teve performance da Sinfônica Nacional da UFF que tem como regente o maestro argentino Javier Logioia.

“A primeira transmissão de rádio feita em 1922 a partir das estações instaladas no Rio de Janeiro, então capital federal, revolucionou a comunicação e a cultura brasileira. Hoje, o veículo mantém sua relevância e permanece em constante transformação. Ao integrarem o território nacional pela informação, boa música e veiculação de utilidade pública, as emissoras de rádio geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) escrevem sua história junto com a própria história das transmissões radiofônicas no país”, destaca o presidente da EBC, Glen Valente.

+ EBC vai recriar primeira transmissão de rádio que comemorou os 100 anos da Independência do Brasil

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27995-ebc-e-correios-promovem-lancamento-de-selo-do-centenario-do-radio-no-brasil