Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2022 @ 15:04

EBC vai recriar primeira transmissão de rádio que comemorou os 100 anos da Independência do Brasil

Rio de Janeiro – Evento será realizado no dia 7 de setembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Publicidade

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai recriar a transmissão de rádio que comemora os 100 da Independência do Brasil, ocorrida em 22 de setembro de 1922. A data também é considerada como a da primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil. O especial da EBC será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com apresentação de Sidney Ferreira (Rádio MEC) e Luciana Valle (Rádio Nacional), no dia 7 de setembro, às 19h.

Na primeira parte do concerto comemorativo promovido pela Rádio MEC FM 99.3 AM 800 do Rio de Janeiro, a Orquestra do Theatro Municipal interpreta trechos de “O Guarani”, de Carlos Gomes. Com regência do maestro Felipe Prazeres, o espetáculo conta com solos do tenor Eric Herrero e da soprano Maria Gerk. Em 7 de setembro de 1922, o mesmo “O Guarani” foi transmitido diretamente do Theatro Municipal, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

A Sinfônica Nacional da UFF comanda a segunda e última parte do concerto, com a interpretação de “Choros 6”, de autoria de Heitor Villa-Lobos. O maestro Javier Logioia é o regente da orquestra. “É um marco histórico para essa casa secular celebrar o centenário do Rádio em nosso palco, nessa linda parceria com a EBC e em uma data tão emblemática como o 07 de setembro. Será uma noite muito especial, com um programa primoroso apresentando obras de Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos”, celebra a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

“A primeira transmissão de rádio feita em 1922 a partir das estações instaladas no Rio de Janeiro, então capital federal, revolucionou a comunicação e a cultura brasileira. Hoje, o veículo mantém sua relevância e permanece em constante transformação. Ao integrarem o território nacional pela informação, boa música e veiculação de utilidade pública, as emissoras de rádio geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) escrevem sua história junto com a própria história das transmissões radiofônicas no país”, destaca o presidente da EBC, Glen Valente.


Programa original do concerto de lançamento do Rádio em 7 de setembro de 1922 / Foto Divulgação

Lançamento do selo comemorativo

Ainda durante o evento no Theatro Municipal, os Correios vão fazer o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos de Rádio no Brasil. A novidade faz parte da iniciativa da Empresa de emitir selos alusivos a datas comemorativas ou fatos históricos relevantes para o país. O presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, enalteceu essa data tão especial e o lançamento do bloco. "Em meio aos 200 anos de Independência do Brasil, a nossa empresa mais uma vez se confunde com a história do país, deixando uma lembrança eterna deste momento. Este selo representa a importância, o significado e a história de um século que o rádio têm para todos nós, brasileiros".


Selo postal em comemoração aos 100 anos do Rádio / Foto Divulgação


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, EBC, 100 anos do rádio, programação, Rádio MEC, Theatro Municipal, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.