Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2022 @ 07:29

Panorama: Super Rádio Tupi, Rádio Mix FM, Positividade e SulAmérica Paradiso avançam. FM O Dia lidera no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Maior variação percentual foi observada no índice da SulAmérica Paradiso. Disputa pela vice-liderança geral entre Rádio Melodia e JBFM é acirrada

Publicidade

O Rio de Janeiro, mercado que é dono do maior tempo médio de consumo de FM entre as praças pesquisadas pela Kantar IBOPE Media, acompanhou na última quinta-feira (8) mais uma atualização da medição de rádio. Não foram vistas mudanças significativas no ranking geral de audiência, ficando o destaque para o avanço de rádios de diferentes formatos que não estão no top 5. Também houve uma maior aproximação de duas concorrentes de perfis diferentes na briga pela vice-liderança geral. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2022):

adstexto

Mais próximas

A movimentação atual do FM carioca deixou mais próximas as emissoras Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) e JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo). As duas seguem acima da marca dos 200 mil ouvintes por minuto (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), posicionadas também mais próximas da atual líder geral do que da sequência do ranking FM. A aproximação entre as duas estações é maior em filtros gerais (todos os dias) do que comerciais (segunda à sexta-feira). E no alcance, as duas FMs estão acima da marca de 2 milhões de ouvintes únicos por mês (a JBFM supera o corte de 2.6 milhões).

Já a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) segue isolada na liderança geral de audiência, considerando os principais períodos da pesquisa. Dona do maior alcance do rádio brasileiro (segue bem acima do corte de 3,4 milhões de ouvintes únicos em 30 dias), a 100.5 FM também segue disparada como o maior volume de audiência do país, com mais de 230 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e quase 300 mil no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). Trata-se do sexto resultado consecutivo com a FM O Dia como líder geral de audiência.

Avanço no top 5

A Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) foi um dos destaques de audiência da atual medição ao apresentar um novo avanço em sua média, sendo o segundo consecutivo. A marca atual da FM a mantém posicionada como o quarto maior valor do rádio brasileiro na média de ouvintes por minuto, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) segue completando o top 5 nos principais períodos da pesquisa, posição esta mantida de maneira isolada. A emissora tem a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes, dona do quarto maior alcance do Rio) como a emissora mais próxima no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência de avanços

O complemento do top 10 de audiência no Rio de Janeiro é formado por rádios que apresentaram avanços em seus índices de audiência. A lista é iniciada pela Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop), emissora que cresceu nesse quesito nos principais períodos da pesquisa e segue sozinha na sétima colocação geral. Em alcance, a Rádio Mix FM também evoluiu e volta a ser o sexto maior valor do mercado, além de estar entre as oito FMs que superam o corte de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.

A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) aparece na sequência no ranking de audiência, rádio dona da segunda maior variação percentual e positiva da pesquisa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cravando assim a sua melhor marca desde a sua estreia no dial, ocorrida no primeiro semestre de 2021. 

E a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) foi a rádio que cravou a maior variação positiva entre os 10 maiores volumes de audiência, considerando o avanço percentual. Isso manteve a emissora próxima da Positividade FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) completa o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) entre as assinantes da pesquisa, rádio que também apresentou evolução de audiência. Outro destaque é o fato da 101.3 FM voltar a superar a marca de 1 milhão de ouvintes únicos alcançados em 30 dias, rádio que é dona do oitavo maior valor no mercado do Rio.

Emissoras como BandNews FM 90.3 (jornalismo), Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) e Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional-esportes), que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também se destacaram ao ampliarem seus índices de audiência.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Rádio Melodia e JBFM aparecem mais próximas em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- FM O Dia segue disparada com os maiores valores de audiência e alcance do rádio no país
- Rádio Mix FM ganha posição em alcance e cresce em audiência
- Positividade FM crava sua melhor marca de audiência, mas SulAmérica Paradiso acompanha em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Transamérica volta a romper a marca de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 dias 

Veja também:
> Panorama: JBFM e Rádio Globo avançam em audiência no Rio de Janeiro. FM O Dia segue líder geral
> Rádio é ouvido por 83% da população brasileira nas 13 regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Vista para as orlas de Copacabana, do Leme e do Pão de Açúcar, a partir do Forte de Copacabana, no Rio / crédito: tudoradio.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28010-panorama-super-radio-tupi-radio-mix-fm-positividade-e-sulamerica-paradiso-avancam-fm-o-dia-lidera-no-rio-de-janeiro