Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 10 de Agosto de 2022 @ 07:31

Panorama: JBFM e Rádio Globo avançam em audiência no Rio de Janeiro. FM O Dia segue líder geral

Rio de Janeiro - Mercado avança pelo terceiro resultado consecutivo. Positividade FM e SulAmérica Paradiso também apresentam variações positivas no ranking de audiência

Publicidade

Pela terceira vez consecutiva, a pesquisa de audiência do Rio de Janeiro apontou um avanço no universo de ouvintes, segundo dados atualizados pela Kantar IBOPE Media. No geral, várias FMs auxiliaram diretamente na alta vista na capital fluminense e na região metropolitana. O alcance do rádio também foi elevado mais uma vez, com as estações colecionando números expressivos. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2022):

Líder mais isolada e avanços no top 5

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) ampliou a sua vantagem na liderança geral de audiência, auxiliada por uma nova alta em sua média e também pela movimentação atual do FM carioca. A estação segue com o maior número na média de ouvintes por minuto no mercado brasileiro (quase 250 mil no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), recorde que também é repetido no alcance (acima de 3.5 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias).

Também foi destaque o desempenho da JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo). A emissora obteve a maior variação positiva de audiência entre todas as FMs pesquisadas no Rio de Janeiro, fato que a posicionou acima da marca de 200 mil ouvintes por minuto em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ficando um pouco mais próxima da vice-líder Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel). Em alcance, a JBFM tem o segundo maior valor, acima de 2.7 milhões.

O top 5 de audiência é completado por Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) e 93 FM 93.3 (religiosa/gospel), emissoras que estão isoladas em suas respectivas colocações nos principais períodos da medição. Vale destacar que as duas FMs registraram altas de audiência na atualização atual da pesquisa.

Sequência do top 10

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) também foi um dos destaques da atual pesquisa de audiência. Dona do quarto maior alcance do Rio de Janeiro (próxima da marca de 2 milhões), a estação teve a segunda maior variação positiva da pesquisa na média de ouvintes por minuto. Isso a isolou um pouco mais na sexta colocação geral de audiência nos principais períodos da medição.

Na sequência, a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) segue isolada na sétima colocação de audiência nos principais períodos da pesquisa, emissora que também completa a lista de FMs cujo alcance supera a marca de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias (são sete estações nessa condição no Rio).

Em alta, a Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) sustenta a oitava colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). E a emissora é seguida pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), que também evoluiu em audiência na atualização atual da medição. Vale ressaltar que a 95.7 FM tem o nono maior alcance do rádio do Rio.

Por fim, a Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) completa o top 10 em períodos como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que segue com o oitavo maior alcance do Rio, próxima da marca de 1 milhão nesse quesito.

Veja também:
> Panorama: FM O Dia segue disparada na liderança geral de audiência. Rádio Melodia e JBFM avançam no Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Vista panorâmica da praia de Copacabana, Rio de Janeiro / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.