Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2022 @ 07:29

Panorama: São Paulo volta a registrar a marca de 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos alcançados 

São Paulo - Ao avançar, a Rádio Bandeirantes amplia a lista. Band FM segue líder e Jovem Pan FM se aproxima da marca de 3 milhões em alcance

Publicidade

O rádio de São Paulo continua colecionando números importantes quando o assunto é alcance de ouvintes. Hoje são 19 FMs que contam com mais de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias, isso em cada estação. E na atual medição realizada pela Kantar IBOPE Media, são oito FMs cujo alcance supera a marca de 2 milhões de ouvintes. Vale lembrar que o rádio de São Paulo está em um patamar mais elevado, tanto que a praça auxiliou na alta geral do alcance do rádio no Brasil (considerando as 13 regiões pesquisadas pela Kantar). Acompanhe (trimestre junho a agosto de 2022 - 05h-00h/FM+WEB):

adstexto

Mais próximas no topo

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua na liderança geral de alcance, marca que também é mantida pela rádio em audiência. São mais de 3 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias pela emissora, patamar superior ao que a rádio estava registrando até 2021. 

E a novidade na atual pesquisa fica por conta da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissora que apresentou mais um avanço em alcance e está muito próxima da marca de 3 milhões em 30 dias, cravando mais de 2,9 milhões. Para se ter uma ideia, o valor atual da Jovem Pan FM é histórico para a trajetória recente da emissora, assim como já foi observado em audiência. 

Acima dos 2 milhões

O número de FMs acima da marca de 2 milhões em alcance (30 dias e máximo) em São Paulo também segue chamando a atenção. Até o começo de 2020, antes da pandemia da covid-19, era comum que apenas 3 ou 4 rádios superassem essa marca. Hoje são oito emissoras nessa condição de destaque, evidenciando o momento positivo que o rádio paulistano vive atualmente.

Além das já citadas Band FM e Jovem Pan FM, esse grupo conta com Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo, que pelo segundo resultado consecutivo aparece como terceiro maior alcance do rádio paulistano), Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa, que evolui e ganha posição). 

Rádios como Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), que completam o top 10 em alcance, estão próximas da marca de 2 milhões em alcance (30 dias). 

Quem também está se aproximando desse grupo é a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que vem evoluindo constantemente em alcance e atualmente conta com uma de suas melhores marcas nesse quesito, próximo a 1,8 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.

As 19 FMs

A Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) avançou em alcance e agora amplia o número de emissoras que superam a marca de 1 milhão de pessoas únicas em seus respectivos canais. Detalhe: essa é uma das maiores marcas já obtidas pela emissora em FM, cujo alcance girava em torno de 600 a 700 mil (30 dias) antes da pandemia da covid-19 (início de 2020).

Antes, emissoras como Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) completam essa lista de destaque.

Detalhe também para a BandNews FM, que renovou a sua melhor marca em alcance ao variar novamente de forma positiva na medição.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Band FM segue líder e Jovem Pan FM se aproxima dos 3 milhões em alcance
- Alpha FM mantém posição no top 3 em alcance
- 89 FM A Rádio Rock avança um degrau no top 10 de alcance
- Antena 1 mantém tendência de alta e renova sua melhor marca em alcance 
- BandNews FM também evolui e renova sua melhor marca
- Rádio Bandeirantes supera a marca de 1 milhão em alcance 

Veja também:
> Panorama: Jovem Pan FM e Metropolitana FM disparam na audiência. Band FM segue líder em São Paulo
> Panorama: Em alta, rádio de São Paulo segue com nove FMs com marcas que superam 2 milhões de ouvintes únicos
> Rádio é ouvido por 83% da população brasileira nas 13 regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista panorâmica de São Paulo a partir da Ponte Estaiada / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28048-panorama-sao-paulo-volta-a-registrar-a-marca-de-19-fms-acima-de-1-milhao-de-ouvintes-unicos-alcancados